AGENDA

ALTE | Festival de Folclore e Cerimónia Tradicional de Casamento com Boda | 8 de agosto

Em agosto, Alte apresenta aos muitos turistas que visitam o interior, um dos mais típicos eventos que ocorrem no verão em toda a região. A Cerimónia Tradicional de Casamento com Boda (haverá Pratos Quentes, Petiscos e Bolos Tradicionais da Serra Algarvia para todos) e Festival de Folclore realiza-se este sábado, 8 de agosto, e pretende reviver uma das mais genuínas tradições algarvias.

A entrada é livre.

PROGRAMA

16 horas | Abertura da feirinha de produtos regionais com artesanato, música ambiente, petiscos e bebidas

18 horas | Acontece o início da Boda, na Fonte Grande, e vai contar com música ambiente, petiscos e comidas tradicionais da serra algarvia para todos. Da ementa da festa fazem parte pratos típicos da cozinha algarvia que podem ser apreciados pelos “convidados” – grão com borrego, jantar de feijão com couve, salada de polvo, salada de orelha, pipis, papas com sardinhas, carapaus alimados, peixinhos da horta, bacalhau com alho e bolos caseiros.

19 horas | Escolinha de Folclore do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte

20 horas | Leilão de tabuleiros

21 horas | “Venha dançar connosco” – Parte I – Iniciação às danças folclóricas locais pelo público interessado. Está previsto o desfile após o “casamento”, com início junto à Casa do Povo de Alte. Já na Fonte Grande, a animação começa com a apresentação do grupo de iniciação à dança da Escolinha de Folclore de Alte.

22 horas | Festival de Folclore, saudação dos “noivos” pelos representantes dos grupos, e entrega de lembranças.

Este ano, participam no espetáculo o Rancho Folclórico de Paranhos da Beira (Seia); Rancho Folclórico de Danças e Cantares da Barra Cheia (Setúbal); Rancho Regional do Olival (Vila Nova de Gaia); e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte (Loulé).

23:30 horas | “Venha dançar connosco” – Parte II (Apresentação das danças ensinadas ao público).

Refira-se que este será um momento único para os visitantes assistirem a um evento etnográfico que os transportará no tempo, para um Algarve marcado pela ruralidade.

A organização é do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Crédito Agrícola – Caixa do Algarve.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.