AGENDA

II Encontro de Medicina Desportiva do Grupo HPA debate performance e saúde no jovem atleta em Loulé| 5 de setembro

A 5 de setembro, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, irá decorrer o II Encontro de Medicina Desportiva do Grupo HPA Saúde. Este ano o Encontro é realizado em parceria com o Município de Loulé, estando o programa vocacionado para a avaliação e intervenção no jovem atleta, amador ou profissional.

ced_2015

Este desafio constituirá um momento científico importante para toda a região, valorizando o empenho e a responsabilidade de ambas as instituições nas comemorações de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, mas igualmente na promoção do desporto jovem, estruturado em alicerces de boas práticas desportivas e de saúde biopsicossocial.

O Encontro destina-se a médicos, fisioterapeutas, professores de educação física, atletas amadores e profissionais.

A sessão de abertura irá acontecer às 9h00, com a presença do autarca de Loulé, Vítor Aleixo, e do presidente do Conselho de Administração do Grupo HPA Saúde, João Bacalhau.

A primeira sessão é dedicada aos temas fisiologia e anatomia do jovem atleta (Maria Miguel Carvalho – Ortopedia e Medicina Desportiva CHA e Grupo HPA Saúde), a importância do alongamento (Luís Gomes – Fisioterapeuta do Grupo do HPA Saúde), fatores psicossociais – a pressão emocional do jovem atleta (Miguel Coutinho – Neuropsicólogo do Grupo HPA Saúde) e nutrição e suplementação (Vítor Hugo Teixeira – Nutricionista da Equipa de Futebol Sénior do Futebol Clube do Porto).

A partir das 10h45, tem lugar a segunda sessão dedicada às lesões tendinosas (Miguel Costa – Medicina Desportiva e Intervenção Músculo-Esquelética CHA e Grupo HPA Saúde), lesões musculares (Rui Sales Marques – Medicina Desportiva e Intervenção Músculo-Esquelética CHA e Grupo HPA Saúde), estabilidade pélvica (Pedro Botelho – Fisioterapeuta do Grupo de Fisiatria de Intervenção) e treino de força – a realidade em Portugal (José Soares – Professor Catedrático de Fisiologia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto).

Finalmente, na terceira sessão serão abordados os temas do desporto nas doenças ortopédicas do jovem atleta (João Vide – Ortopedia e Medicina Desportiva CHA e Grupo HPA Saúde), fraturas e lesões de stress – avaliação imagiológica (Miguel Oliveira e Castro – Imagiologia e Intervenção Músculo-esquelética CHA e Grupo HPA Saúde) e o futuro da medicina desportiva – investigação e utilização de novas terapêuticas (por um convidado Internacional).

Após um momento de discussão, entre as 14h30 e as 15h30 terão lugar workshops pela Clínica Particular de Vilamoura. As inscrições serão efetuadas junto do secretariado no dia evento, e serão limitadas a 10 participantes por workshop

O preço de participação neste Encontro é de 10€ e a data de limite de inscrição é o dia 1 de setembro, através do email laracheta@grupohpa.com

Esta é mais uma iniciativa inserida no programa “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015” que pretende ser um espaço de debate e reflexão sobre o fenómeno desportivo.

centro_autarquico

Centro Autárquico de Quarteira – foto Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: AGENDA, Desporto, Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.