AGENDA

Jornadas Europeia do Património com novas experiências nos Monumentos do Algarve | 25 a 27 de setembro

A Direção Regional de Cultura do Algarve associa-se como de costume à Comemoração das Jornadas Europeias do Património 2015, a decorrer de 25 a 27 de Setembro, este ano subordinadas ao tema “Património Industrial e Técnico”,  promovendo um conjunto alargado de iniciativas diversificadas, nos monumentos do Algarve que lhe estão afectos.

Integrado no projeto cultural DiVaM “Dinamização e Valorização dos Monumentos”, as propostas apresentadas têm como objectivo sensibilizar os cidadãos para as potencialidades do património que lhe está próximo. Alguns dos monumentos mais emblemáticos da região, de barlavento a sotavento, serão o palco para as atividades propostas: oficinas educativas, percursos e teatro para os mais jovens, música de vários estilos artísticos, cinema e até a recriação de um ambiente romano. Vários serão os motivos para vivenciar o património nestes dias.

Destaque para a atividade “Do saber ao sabor, uma bio-experiência romana” a acontecer nas Ruínas Romanas de Milreu, onde se propõe ao visitante explorar processos de produção de alimentos (garum, carenum e muslim), identificar espécies marinhas da arte romana e ainda experienciar o triclinum, a sala de refeições romana.

Também de destacar “Visões do Mediterrâneo” – ciclo de cinema e vídeo a acontecer no Auditório da Fortaleza de Sagres. Conta com a presença de alguns dos realizadores e promete dar a conhecer algumas das visões/olhares do mediterrâneo e reflexões sobre questões tão actuais como “a fase de confronto sobre as relações euro-mediterrânicas”.

A entrada nos monumentos, assim como a participação nos eventos será gratuita de 25 a 27 de setembro.

Programa detalhado:

  • Igreja Matriz de Aljezur

“Ouvir as Vozes do Património”| 26 de setembro | 17h00

Com direção artística da maestrina Ivelina Kavrakova- Pereira e acompanhamento ao piano pela professora Raquel Correia, o Grupo Coral da Universidade do Algarve irá apresentar um repertório muito diversificado, ajustado à época e local de actuação.

Grupo Coral da Universidade do Algarve

  • Fortaleza de Sagres

“Era o vento, era eu…” | 25 de setembro | 10h30 *

Projeto pedagógico de contadores de histórias, que através de um percurso dinâmico e de descoberta do espaço da Fortaleza de Sagres, desvenda aos participantes histórias fantásticas de mares e de piratas, de lendas e de aparições, de tempestades e de valentias. O presente projeto propõe uma viagem através do mundo dos contos pela identidade algarvia, de forma interativa com o espaço patrimonial circundante, tocando profundamente na essência dos passados e revelando particularidades do povo algarvio e do mar, que sempre lhe fez companhia

Teatro Experimental de Lagos

* Requer inscrição – DiVaM para os + e – pequenos

Apresentação do filme “Vocado” de Timo Dillner

25 de setembro |18h00

Filme artístico que dá a conhecer uma das possíveis facetas mais introspectivas de Dom Henrique, através do olhar de Timo Dillner.

“ Isto é uma canção de amor. E um filme: Henrique, o Navegador” T. Dillner

Com apresentação de T. Dillner

 “Visões do Mediterrâneo”  | 26 e 27 de setembro

Ciclo de Cinema e Vídeo sobre o Mediterrâneo

Tertúlia Associação Socio – Cultural de Aljezur

“Ao entrar no Mediterrâneo, escolhemos sempre um ponto de partida: costa ou cenário, porto ou evento, navegação ou conto. Depois, começa a ter menor importância de onde partimos…” [P. Matvejevic in “Breviario Mediterraneo”]

26 de setembro | 16h00

“Le reseau | 68 mins., de Luciana Fina

26 de setembro | 17h45

“A Outra Guerra” | 48 mins., de Elsa Sertório e Ansgar Schafer

“Praia de Montenegro” | 30 mins., de Sofia Trincão e Óscar Clemente

27 de setembro | 17h00

Com a presença de alguns realizadores

“Não são favas, são feijocas” | 10 mins., de Tânia Dinis

“Why don´t we change?” | 20 mins., de João Couto C.

“Bué Sabi” | 20 mins., de Patrícia Vidal Delgado

“O Cheiro das Velas” | 23 mins., de Adriana Martins da Silva

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira | Vila do Bispo)

Fad`Nu com José Alegre a Cátia Alhandra | 27 de Setembro | 17h00

Fad` Nu é um projecto que vive da cumplicidade intimista que nasce do diálogo cénico e musical entre a cantora e o guitarrista, personagens fulcrais e identificadoras do género reconhecido como Fado. Com evidentes ligações à tradição, apresenta-se no entanto como uma opção livre de dogmas e aberta aos novos caminhos da globalização artística. Poesia com sumo, música com garra e palco com alma, são ingredientes que dão unidade a um espetáculo que pretende não só dar ao fado uma roupagem diferente da tradicional, como também trazer para o fado coisas que nunca lá estiveram. É neste sentido que se abrem portas aos grandes poetas e trovadores da língua portuguesa, alargando e descobrindo novos repertórios e estabelecendo pontes e afinidades entre diferentes géneros e raízes culturais. Fad`Nu não tem credos nem fronteiras, tal como a música e a poesia encontra a sua verdade e a sua essência na descoberta de um caminho aberto, que se reinventa a cada novo passo.

Academia de Música de Lagos

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar (Portimão)

 “Oficina dos alimentos incríveis!”* | 25 de setembro | 10h30

Uma oficina de nutrição criativa, poética e sensorial sobre Alimentos Mediterrânicos (e do Mundo) temperada com música “aromática”, escrita criativa e tipografia caligráfica. Explorar os alimentos em toda a sua forma: a degustação alimentar, musical e literária. A partir dos livros: O Incrível rapaz que comia Livros, Notas de cozinha de Leonardo da Vinci, A Aranha e Eu, O Livro das sopas; e outros livros.

Os alimentos e a palavra: descobrir a história dos alimentos ao longo dos tempos e a sua relação com a música e literatura. Explorar a tipografia caligráfica através da escrita criativa, estética e poética. Saborear a Arte e a Ciência dos alimentos – Observar a cor dos alimentos, o paladar, a temperatura e a sua relação com o nosso corpo. Quem inventou os pudins? Sabiam que o Leonardo da Vinci inventou o guardanapo, a “sopa de amêndoa feliz” e inúmeros instrumentos para a culinária? Despertar para a observação singular. Descobrir a delicadeza da “Arte do Requinte”.

Teatro Experimental de Lagos

* Requer inscrição – DiVaM para + e – pequenos

  • Castelo de Loulé

“Vozes da Europa” Coral Feminino Outras Vozes | 26 de setembro | 15h00

“Vozes da Europa” é o título do espetáculo que apresenta raízes musicais do mediterrâneo e europeias. Oferecem um momento musical variado, alegre, por vezes até atrevido, onde cabem as tradições nacionais, os ritmos latinos, as mágoas do tango, as diversões da ópera, os desamores globais, as paixões do mundo e muito mais!

O Coral Feminino Outras Vozes está sedeado em Faro e foi criado em finais de 1999. É constituído por 7 elementos e dirigido pelo Prof. Paulo Cunha. Vozes que se entrelaçam no feminino para criar os sons e pintar todas as cores que a música exprime.

Associação Cultural Música XXI

  • Ruínas Romanas de Milreu (Estoi | Faro)

 “Do saber ao sabor, uma bio- experiência romana”

27 de setembro |  14h30 às 17h30

Neste Outono, a Ciência Viva propõe explorar processos de produção de alimentos na época romana e identificar espécies marinhas da arte romana. O visitante poderá ainda experienciar o triclinum, a sala de refeições romana.

Produção de garu, carenum e muslum

Centro de Ciência Viva do Algarve e Associação Portuguesa de Museologia

Relembramos que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países e tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. As iniciativas por estes dias serão de diversa índole e de diferentes promotores, alargando-se a um vasto património do Algarve.

Aproveite este fim de semana para reviver o património do Algarve.

Por: DRCALG

 

Categories: AGENDA, Algarve

1 reply »