AGENDA

Orquestra Clássica do Sul regressa aos concertos em outubro

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) regressa à atividade artística no próximo dia 3 de outubro, no Teatro das Figuras, em Faro, após a pausa que marcou o mês de setembro. O concerto, que inicia às 18:30h, assinala a rentrée da OCS e a abertura do novo ano académico da Universidade do Algarve. O espetáculo conta com um programa variado que levará o público a desfrutar de obras desde aberturas operísticas ao tradicional, passando pelas danças, dirigido por John Avery, o seu Maestro Associado.

Contando com a organização da Universidade do Algarve e com o apoio do Teatro Municipal de Faro, este é um evento destinado não só à comunidade académica mas também ao público em geral, com entrada gratuita mas limitada à lotação da sala.

No dia 10, a OCS volta a juntar em palco Vitorino e Janita Salomé e o grupo de Cantadores de Redondo, para o espetáculo “Clássico EnCante”, dirigido pelo maestro titular Rui Pinheiro. Este formato, que mistura o cante alentejano, a música tradicional e orquestra clássica, é agora apresentado em Lisboa às 21:00h, no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (no átrio central). Recorde-se que o “Clássico EnCante” teve a sua estreia mundial em agosto deste ano, em dois concertos inseridos no Festival Caixa a Sul, no Redondo e em Faro.

A entrada para este espetáculo, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, é gratuita mas limitada à lotação do espaço, sendo necessária a apresentação de convite, que deve ser solicitado através do e-maildcm@cgd.pt.

A programação de outubro irá apresentar ainda a OCS na Igreja Matriz de Paderne (concelho de Albufeira), no dia 16 às 21:30h, e no dia 17 à mesma hora na Igreja do Carmo em Tavira, em concertos com obras de Mozart, Gounod e Beethoven, liderados por Rui Pinheiro, que irá também dirigir o concerto “Loulé Clássico” no dia 23 de outubro às 21:30h no Cineteatro Louletano, com mais um concerto para piano de Beethoven, desta vez interpretado pelo pianista João Bettencourt da Câmara.

A música de câmara irá marcar o final do mês, com o ciclo “Clássica na Santa Casa” em Portimão (no dia 29, às 19:00h) e em Faro (no dia 30, às 19:00h). No dia 31, estará no Centro Paroquial de Pêra, às 18:00h, com um quarteto de cordas a interpretar obras de Sibelius, Puccini e Glazunov, e na Fortaleza de Sagres, no mesmo dia às 17:00h, integrado no programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, para um concerto sob o tema “Quintetos de sopro do século XX” a apresentar obras de LeFebvre, Barber e Hindemith.

Categories: AGENDA, Algarve