AGENDA

XVII Encontro de Música Antiga: Concelho de Loulé recebe artistas de seis países europeus | 2 a 25 de outubro

De 2 a 25 de outubro, diversos espaços culturais do Concelho de Loulé recebem o XVII Encontro de Música Antiga de Loulé. Passados 17 anos, o evento volta a apresentar uma programação de excelência que traz ao Algarve os melhores solistas e grupos que pretendem divulgar repertório situado entre a Idade Média e finais do século XVIII, tendo sempre presente a preocupação com interpretações historicamente informadas, tanto a nível da música vocal como da instrumental.

Uma cuidadosa escolha de Francisco Rosado, Diretor Artístico dos Encontros, falecido na passada semana e que foi o grande mentor deste evento desde a sua génese, permitirá ao Município de Loulé receber este ano importantes grupos de Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica e Holanda, aliando um programa complementar de atividades pedagógicas com um workshop de dança barroca, duas masterclasses (uma de canto e outra de flauta).

Na abertura deste Encontro, o público poderá apreciar vários concertos de Antonio Vivaldi pela flautista italiana Maria Giovanna Fiorentino, acompanhada pelo Ensemble I Fiori Musicali. O espetáculo tem lugar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, pelas 21h30 da próxima sexta-feira, 2 de outubro.

No dia seguinte, 3 de outubro, pelas 21h30, as atenções viram-se para a Igreja de S. Lourenço, em Almancil, onde peças dos cancioneiros espanhóis do princípio do séc. XVI constituirão o repertório do grupo Armonía Concertada, formado pela cantora Maria Cristina Kiehr e pelo alaudista Ariel Abramovich.

Um dos destaques do programa desta edição do Encontro de Música Antiga de Loulé vai para o Ensemble Discantus que nos transportará à corte medieval de Afonso X de Castela, com um programa inteiramente constituído por Cantigas de Sª Maria, uma coletânea compilada com supervisão do próprio monarca. Este concerto está agendado para o dia 10 de outubro, pelas 21h30, na Igreja Matriz de Loulé.

Os jovens do Ensemble de Flautas de Loulé – agrupamento que tem participado em todas as edições do Encontro – apresentar-se-ão em concerto com o Trio de Violas da Gamba do Porto, num programa de música instrumental do Renascimento e do Período Barroco. O espetáculo acontece na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, a 17 outubro, pelas 21h30.

A 24 de outubro, pelas 21h30, a Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime, a programação de Bart Coen com o Ensemble Per Flauto irá remeter os espetadores para a Inglaterra da 1.ª metade do séc. XVIII, num concerto que incluirá peças de compositores de várias regiões da Europa, ativos na velha Albion nesse período.

No concerto de encerramento deste Encontro, a 25 de outubro, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte, o quinteto de sopros Thalia Ensemble transmitir-nos-á um conjunto de peças do período clássico (2.ª metade do séc. XVIII) interpretadas com cópias de instrumentos da época.

Todos os espetáculos têm entrada livre.

À semelhança do que tem sucedido em Encontros anteriores, a faceta pedagógica também é contemplada. Decorrerão  masterclasses de Canto (4 de outubro) e Flauta (25 de outubro), no Conservatório de Música de Loulé, orientadas respetivamente por Maria Cristina Kiehr e Bart Coen, bem como um workshop de Dança Barroca com a formadora Catarina Costa e Silva (18 outubro), no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé.

Uma vez que acontece fora da chamada “época alta” da animação na região, este Encontro de Música Antiga é uma oportunidade para o público algarvio e para os turistas estrangeiros que visitam a região nesta altura do ano poderem disfrutar de espetáculos de grande qualidade e, simultaneamente, apreciar a riqueza do património eclesiástico concelhio.

PROGRAMA

02-out 21h30 Igreja Nossa Senhora da
Conceição – Quarteira
Maria Giovanna &
Fiori Musicali
03-out 21h30 Igreja de S.Lourenço
Almancil
Armonia Concertada
04-out 10/13h00
15/18h00
Conservatório de Música de
Loulé
Masterclass de Canto
10-out 21h30 Igreja Matriz
Loulé
Ensemble Discantis
17-out 21h30 Igreja Nossa Senhora da
Assunção – Querença
Consort Violas da Gamba/
Ensemble de Flautas de Loulé
18-out 10/13h00
15/18h00
Centro de Experimental de
Criaçâo Artistica de Loulé
Workshop de Dança Barroca

Catarina Costa e Silva

24-out 21h30 Igreja de S. Sebastião
Boliqueime
Bart Coen & Per Flauto
25-out 10/13h00
15/18h00
Conservatório de Música de
Loulé
Masterclass de Flauta
25-out 21h30 Igreja Nossa Senhora da
Assunção
Alte
Thalia Ensemble

Categories: AGENDA, Loulé, Quarteira