AGENDA

Vítor Aleixo entronizado confrade da Confraria dos Gastrónomos do Algarve | 3 de outubro

No próximo sábado, 3 de outubro, Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, vai ser entronizado confrade pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve, no âmbito da realização do XI Grande Capítulo que decorre na cidade de Loulé.

Este evento, que inclui a quarta Gala da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, vai juntar cerca de três centenas de confrades portugueses, espanhóis e italianos e terá como objetivo enaltecer a gastronomia e premiar os melhores produtos, chefes de cozinha e restaurantes.

Trata-se do maior evento anual da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e que inclui a quarta Gala da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, que condecora e premeia os melhores da gastronomia algarvia e nacional.
Subordinado ao tema “Sabores da Serra ao Mar”, o XI Grande Capítulo tem início na Igreja Matriz de Loulé, pelas 17h30, com uma cerimónia que reunirá cerca de 40 confrarias, onde serão entronizados vários confrades, entre eles o autarca de Loulé, Vítor Aleixo, o autarca de Reguengos de Monsaraz, a marquesa de Boch de Ares, o marquês de Mariena, o presidente da Cofradia del Salmorejo Cordobes, Espanha, entre outros.

O Mercado Municipal de Loulé recebe, a partir das 20h00, um jantar e a Gala dos Prémios de Santa Maria de Ossónoba. Esta é uma iniciativa bienal da Confraria que distingue 15 categorias, entre as quais, “Produto Alimentar Algarve”, “Cozinha Tradicional do Algarve”, “Chefe de Cozinha Nacional”, “Chefe de Cozinha da Região do Algarve”, “Vinho do Algarve”, “Restaurante Algarvio” e “Personalidade Enogastronómica”.
Recorde-se que a Confraria dos Gastrónomos do Algarve foi constituída a 9 de setembro de 2005, em Portimão, tendo como principais objetivos a promoção da gastronomia tradicional e típica algarvia, a investigação do património gastronómico algarvio, a recolha de receituário, arte e técnica da cozinha tradicional, a evolução da gastronomia algarvia, o reconhecimento dos cozinheiros tradicionais algarvios; a pesquisa de locais, casas senhoriais, etc., onde se pratica/praticava a cozinha de outrora e ainda a elaboração de uma Carta Gastronómica Algarvia.

São Confrades fundadores da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, José Manuel Alves, Manuel Mangas e Virgolino Santos.

Tem participado em congressos, encontros, feiras no país e por toda a Europa, promovendo a gastronomia e produtos do Algarve.

Um dos destaques do seu historial é o recorde da maior sopa do mundo (6.000 litros) através da confeção de um arjamolho gigante servido na cidade de Portimão (Portugal) a cerca de 4.500 pessoas, em 2006.

A Confraria é membro do CEUCO – Conselho Europeu de Confrarias e da Associação das Confrarias da Rota de Cister e está geminada com a: Confraria do Azeite, Confraria da Broa de Avintes, Cofradia del Cava (Barcelona), Cofradia del Sereníssimo Albariño (Galiza), Federação das Confrarias da Andaluzia e Confraria da Gastronomia de Macau (China).

Entre Confrades de Honra, de Mérito e Efetivos, conta atualmente com 511 membros.

cartaz

Categories: AGENDA, Loulé