AGENDA

Almancil e Querença recebem seminários europeus sobre participação democrática | 22 e 27 de outubro

No sentido de promover a participação democrática dos cidadãos, torná-los ativos nos processos de tomada de decisão, o projecto Round-Trip lança dois seminários locais, a acontecer em duas localidades do concelho de Loulé: Almancil e Querença.

Almancil – dia 22 de Outubro na Casa do Lago no Jardim das Comunidades                

Querença – dia 27 de Outubro no Salão da Casa do Povo de Querença

round_trip

 

Os seminários locais visam informar e consultar a população local sobre os mecanismos existentes de participação dos cidadãos nos processos de tomada de decisão ao nível da sua freguesia, concelho, país e Europa. Promovendo o debate e a reflexão sobre as diferentes possibilidades de participação nos processos de tomada de decisão, sobre os principais obstáculos à utilização dos mecanismos existentes e sobre potenciais melhorias a serem feitas, cidadãos e autoridades locais são convidados a construir, em exercício democrático, possíveis respostas para uma cidadania crítica e ativa.

O objetivo é reunir as recomendações e opiniões dos cidadãos para que possam ser apresentadas e discutidas durante uma conferência internacional a acontecer ainda este ano na cidade de Loulé entre os dias 25 e 27 de Novembro.

O Round-Trip é um projeto europeu promovido em Portugal pela Cooperativa ECOS – Educação, Desenvolvimento e Cooperação, CRL. Nesta fase do projeto, os seminários locais vão decorrer, em simultâneo, nos 5 municípios europeus parceiros do projeto – Loulé (Portugal), Berlim (Alemanha), Vilnius (Lituânia), Koper (Eslovénia) e Rybnik (Polónia).

Sobre a ECOS

A ECOS – Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento, CRL é uma organização registada em Janeiro 2010, constituída com o propósito de responder a dois desafios:

– Contribuir para a promoção, reconhecimento e valorização da educação não formal enquanto metodologia de desenvolvimento humano e transformação social;

– Contribuir para a integração social e reforço da coesão social, assumindo-se como agente de desenvolvimento comunitário. A ECOS apresenta uma diversidade alargada de serviços, tendo a sua prática entrada na conceptualização, desenvolvimento e implementação de actividades socioculturais, ambientais e educativas, nas suas mais variadas formas e envolvendo os mais variados actores (profissionais voluntários, investigadores, entidades, entre muitos outros) ligados ao trabalho com crianças, jovens e adultos, tanto a nível local, nacional como internacional.

Categorias:AGENDA, Loulé