AGENDA

Encontro de Charolas e Janeiras no Cine-Teatro Louletano | 9 de janeiro

No próximo dia 9 de janeiro (sábado), a partir das 15h00, realiza-se no Cine-Teatro Louletano mais um Encontro de Charolas e Janeiras de Loulé.

Tal como foi habitual em anos anteriores, nesta quadra festiva, o palco do Cine-Teatro volta a ser um cenário privilegiado onde vários agrupamentos do Concelho de Loulé e de outros pontos do sotavento algarvio vêm celebrar a tradição já fortemente enraizada no imaginário e nos costumes destas comunidades.

Os cânticos natalícios, bem como as canções ligadas ao Ano Novo e aos Reis, possuem uma expressão muito significativa na cultura popular algarvia e constituem preciosas manifestações culturais que assentam em perceções mentais e simbólicas variadas do universo religioso e na(s) forma(s) como o povo foi assimilando e reinventando os conteúdos bíblicos e as tradições orais ao longo do tempo.

Assim, um pouco por todo o Algarve, do mar à serra, ecoam vozes que, aquecidas pela fé e pelo prazer do convívio e do desafio artístico de manter e renovar a tradição, entoam versos em que celebram a rota para Belém, o canto do Presépio, os cantares do Ano Bom e os cânticos de Reis (Magos).

Neste Encontro que celebra o advento de mais um ano participam os seguintes grupos: Grupo de Janeiras da AGAL/Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, Charola Ossónoba (Estoi), Grupo de Janeiras de São Sebastião/Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião, Charola das Barreiras Brancas, Grupo de Janeiras da Fundação António Aleixo, Charola Mocidade União Bordeirense, Charola Juvenil Bordeirense, Charola Flor de Lis (Bordeira) e Charola da Casa do Povo de Estoi.

O espetáculo tem uma duração aproximada de 4 horas, destinando-se a maiores de 3 anos e com entrada gratuita. A organização do evento cabe, mais uma vez, à Associação Grupo dos Amigos de Loulé e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé / Cine-Teatro Louletano.

Para mais informações, os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt, bem como consultar a sua página de facebook, em permanente atualização.

Categories: AGENDA, Loulé

1 reply »