Silves

Edifício da Câmara Municipal de Silves recebe obras de beneficiação

O relógio que se encontra no topo do edifício dos Paços de Concelho de Silves foi reparado e está atualmente em funcionamento, podendo doravante servir de referência horária para todos os habitantes e visitantes da cidade.

Este equipamento, que já não funcionava há mais de 10 anos, é apenas um dos alvos das diversas intervenções de beneficiação realizadas no edifício dos Paços de Concelho nos últimos meses. A recuperação de janelas e da porta principal do espaço, com o restauro das madeiras e sua preservação e pintura, foram outras das obras realizadas.

Recordamos que os Paços do Concelho foram construídos em finais do século XIX (a partir de 1884), início do século XX, segundo creem alguns historiadores e mesmo o Ministério da Cultura, seguindo um projeto de Gregório Nunes Mascarenhas, executado pelo Mestre João Vitorino Mealha, tendo, na sua porta principal, uma inscrição com a data de 1891, mas acredita-se que só perto de 1930 terá sido concluído.

Apresenta características do estilo neoclássico, nomeadamente no seu exterior e no seu interior, tem duas zonas de grande beleza: o átrio central, iluminado por uma claraboia de inspiração mudéjar/mourisca e o salão-nobre, de tetos altos e adornados com motivos florais dourados, mais uma vez caracterizados pela grande volumetria e pela geometria/simetria do espaço.

Categories: Silves