Loulé

Autarquia de Loulé cede antiga Escola Primária à Associação Cultural-Religiosa “LusOrtodoxia”

Na passada quinta-feira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Cultural-Religiosa “LusOrtodoxia” celebraram um contrato de comodato através do qual a Autarquia irá entregar uma escola primária desativada para realização das atividades desta associação.

A Escola Básica do Esteval/Caliços, localizada na freguesia de Almancil, faz parte da lista dos edifícios escolares desativados e que ingressaram no domínio privado do Município. Trata-se de um edifício devoluto mas que está em condições de ser afetado a uma nova utilização que promova atividades relevantes para a comunidade.

Assim, considerando que a Associação Cultural-Religiosa “LusOrtodoxia” congrega fiéis de várias nacionalidades no Concelho de Loulé e na região algarvia, decidiu o Município ceder a Escola Básica do Esteval/Caliços para que aqui possam decorrer atividades como o exercício do culto e rito ortodoxos, a assistência e formação dos ministros do culto, a missionação e ensino desta religião junto de escolas, de estabelecimentos prisionais e de outras entidades, bem como a difusão da língua, cultura e tradição das várias nacionalidades representadas pelos fiéis da Igreja.

Com esta iniciativa a Câmara Municipal de Loulé pretende dar uso a um imóvel desativado em prol da comunidade e, em simultâneo, confirmar uma prática de portas abertas à pluralidade e liberdade religiosa, apoiando as várias religiões e credos que se professam no Concelho.

Assinatura do Protocolo - foto CM Loulé/Mira

Assinatura do Protocolo – foto CM Loulé/Mira

Categories: Loulé