AGENDA

3.ª Edição do Ciclo “Loulé Clássico” com Orquestra Clássica do Sul arranca no Cine-Teatro Louletano | 5 de fevereiro

No próximo dia 5 de fevereiro, pelas 21h30, o Cine-Teatro Louletano apresenta mais um concerto da Orquestra Clássica do Sul, iniciando assim a 3.ª edição do Ciclo “Loulé Clássico”, que é tematicamente dedicada, em 2016, aos Grandes Concertos Românticos.

Nesta sessão serão apresentadas obras de Mendelssohn (Concerto para Violino e Orquestra, em Mi Menor Op. 64), Beethoven (Abertura “As Criaturas de Prometeu”) e Mozart (Sinfonia n.º40 em Sol Menor, Kv. 550), com a participação do solista convidado Pedro Meireles (violino) e com a direção da Orquestra pelo Maestro Titular Rui Pinheiro.

O crescimento da importância do virtuose no século XIX deu origem a uma procura de obras que lhe fornecessem o cenário impressionante da orquestra sinfónica. O concerto em que se destacava o solista tornou-se uma parte indispensável do programa sinfónico, juntamente com as sinfonias, aberturas, suites e poemas sinfónicos. Em geral, o concerto romântico seguiu a estrutura do concerto clássico, tal como foi estabelecido por Mozart: uma obra em três andamentos, o primeiro allegro em forma sonata, ofuscando em importância o andamento lento e o final.

Nestes concertos, em que se revisitam grandes compositores (dos mais aos menos conhecidos do grande público), destaca-se também o espaço “À Conversa com…”, que decorre no período que antecede o espetáculo, no qual o público tem a oportunidade de conviver com o maestro ou o solista.

O concerto tem uma duração aproximada de 70 minutos, dirigindo-se ao público em geral e com um custo associado por pessoa de 8 euros. Trata-se de uma coprodução entre a Orquestra Clássica do Sul e a Câmara Municipal de Loulé / Cine-Teatro Louletano.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt, bem como consultar o seu website cineteatro.cm-loule.pt ou a sua página de facebook, em permanente atualização, onde também já existe a possibilidade de compra on-line de ingressos através da plataforma BOL.

OCS - Orquestra Clássica do Sul

OCS – Orquestra Clássica do Sul

Categories: AGENDA, Loulé