Loulé

Câmara de Loulé entrega Candidatura para Credenciação do Museu Municipal na Rede Portuguesa de Museus

Foi entregue esta quarta-feira, 27 de janeiro, na Direção-Geral do Património Cultural, o dossier de candidatura com vista à credenciação na Rede Portuguesa de Museus do Museu Municipal de Loulé.

Um dos objetivos definidos como estratégico pelo atual executivo camarário foi a integração do Museu Municipal de Loulé nesta Rede e, nesse sentido, desenvolveu durante dois anos um trabalho de qualificação e renovação deste espaço museológico, destacando-se as seguintes ações: renovação da exposição síntese do núcleo sede com  novos textos de enquadramento; colocação dos textos da exposição síntese do núcleo sede em inglês; nova bilheteira; início da informatização e inventariação da coleção; reorganização da reserva; elaboração dos documentos obrigatórios para a credenciação; reforço dos recursos humanos com técnico de conservação e restauro.

Com a integração nesta Rede pretende a Autarquia louletana contribuir para a qualificação deste Museu, assim como para a criação de sinergias nacionais e internacionais. Por outro lado, permitirá a candidatura a fundos nacionais e comunitários destinados exclusivamente a museus credenciados na Rede Portuguesa de Museus, mas também receber o apoio técnico qualificado da tutela do património, assim como qualificar a equipa técnica do museu, através da realização de ações de formação especializada.

A Rede Portuguesa de Museus é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus. É composta pelos 142 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão

É um instrumento essencial na execução da política museológica nacional e na qualificação dos museus portugueses. Tem como objetivos a valorização e a qualificação da realidade museológica nacional, a cooperação institucional e a articulação entre museus, a descentralização de recursos, o planeamento e a racionalização dos investimentos públicos, decorrentes da aplicação de fundos comunitários,  em museus, a difusão da informação relativa aos museus, a promoção do rigor e do profissionalismo das práticas museológicas e das técnicas museográficas, o fomento da articulação entre museus e a valorização formativa dos seus profissionais.

Enquanto estrutura de articulação e plataforma de comunicação e de apoio aos museus da Rede Portuguesa de Museus, a Direção-Geral do Património Cultural procura incentivar o reforço da transversalidade de iniciativas e da comunicação entre os próprios museus da Rede e apoiar a formação, a informação / divulgação e a qualificação dos museus da Rede, como legalmente lhe compete, assegura os procedimentos conducentes à credenciação de museus que pretendam vir a integrar a Rede Portuguesa de Museus.

Categories: Loulé