Saúde

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro: Fatores genéticos são alerta para cancro da próstata

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro assinala-se hoje, 4 de fevereiro

lusiadas_saude

“Basta um caso de cancro na próstata na família para aconselhar os restantes homens a procurarem acompanhamento médico a partir dos 45 anos”, alerta Estevão Lima, urologista do Hospital Lusíadas Porto.

E esclarece: “Apesar de ainda não conhecermos bem todas as causas envolvidas no desenvolvimento do cancro da próstata está provado que há fatores genéticos que predispõem o seu surgimento. Por essa razão sempre que existe uma história familiar pesada, onde o pai ou o irmão ou o avô já tiverem morrido da doença, o rastreio deve iniciar-se logo aos 45 anos, em vez dos habituais 50 anos”.

O cancro da próstata não tem sintomas e só se manifesta numa fase muito tardia, nomeadamente por dores ósseas. “Assim sendo, só com rastreios, especialmente através de realização do PSA anual, uma análise ao sangue, e do toque rectal, é que podemos diagnosticar o cancro da próstata”, explica o urologista.

“Este tumor é tratável e curável, desde que diagnosticado em fases precoces. Há estudos recentes que indicam que o rastreio oportuno vale a pena e diminui o risco de vida”, esclarece.

Em Portugal surgem 4000 novos casos por ano de cancro da próstata. Este é o tumor mais frequente e a segunda causa de morte por cancro, logo a seguir ao pulmão.

Sobre a Lusíadas Saúde:

Lusíadas é uma marca que abrange Hospitais e Clínicas de norte a sul do país. É o primeiro grupo privado de saúde em Portugal a ter Hospitais acreditados pela sua qualidade e segurança (pela Joint Commission International). A Lusíadas Saúde faz, por ano, cerca de 700.000 consultas, mais de 280.000 atendimentos urgentes, cerca de 30.000 cirurgias e mais de 4.100 partos. Para mais informações consulte: www.lusiadas.pt

Hospital Lusíadas Porto | Hospital Lusíadas Lisboa | Hospital Lusíadas Albufeira | Hospital Lusíadas Faro| Hospital de Cascais (PPP)

Clínica Lusíadas Gaia | Clínica Lusíadas Almada | Clínica Lusíadas Parque das Nações | Clínica Lusíadas Forum Algarve

Categories: Saúde