AGENDA

Tenista Frederico Gil e triatleta Vanessa Fernandes regressam à escola | 8 e 9 de março

No âmbito do projeto “Individualidades na Escola”, a Câmara Municipal de Loulé promove mais duas iniciativas na escola EB 2,3 Engº Duarte Pacheco, em Loulé. No dia 8 de março, o tenista Frederico Gil é o convidado de mais uma sessão, enquanto no dia 9 é a vez da atleta Vanessa Fernandes, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, participar neste evento que junta a comunidade escolar.

Frederico Gil

Frederico Gil

Frederico Gil é um dos mais conceituados tenistas da história do ténis nacional. Tornou-se o tenista português com melhor ranking de sempre (62.º) em abril de 2011, superando Nuno Marques (86º). Encerrou o ano de 2011 como o número 102 do mundo e, no ano de 2012, foi campeão do ATP 250 Viña del Mar na variante de pares, ao lado de Daniel Gimeno-Traver.

Vanessa Fernandes

Vanessa Fernandes

Filha do ciclista Venceslau Fernandes, Vanessa Fernandes ingressou aos 15 anos no Centro de Alto Rendimento do Jamor. Atleta do Sport Lisboa e Benfica e da seleção nacional, foi oitava classificada na no triatlo olímpico dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2006. Chegou à primeira posição do ranking mundial de triatlo, renovando o marco “em casa”, no dia 6 de maio de 2007. Mas o momento alto da sua carreira aconteceu em 2008, quando terminou a prova de triatlo em segundo lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim, conquistando a medalha de prata, tornando-se a primeira atleta portuguesa a conseguir uma medalha nessa edição das Olimpíadas. Conta com 20 vitórias em Taças do Mundo de Triatlo.

O objetivo principal de “Individualidades na Escola” é levar às escolas do Concelho de Loulé personalidades de referência ao nível desportivo, dando oportunidade de toda a comunidade escolar de interagir com prestigiados desportivas nacionais e internacionais. São também objetivos do projeto, a promoção do desporto, da cidadania desportiva, dos hábitos saudáveis e, realçar a importância da relação escola/desporto no presente e futuro das crianças e adolescentes.

“Individualidades na Escola” trata-se de um projeto de sucesso, de cariz teórico-prático que tem tido um enorme impacto nas escolas. Foi pensado numa perspetiva de âmbito alargado, que não se esgote num calendário de ações mas possibilite a consolidação de laços duradouros que permitam potenciar sinergias, promovendo a criação de valor junto da comunidade escolar do Concelho numa ótica de valorização social do desporto. É uma iniciativa que tem servido de exemplo a outros países que replicaram o mesmo nas suas escolas.

Ricardo Pereira (Futebol), Ruben Faria (Enduro), João Neto (Judo), Ana Cabecinha (Marcha atlética), Ricardo Santos (Golf), Dario Andrade (Andebol), Carlos Andrade (Basquetebol), Rui Machado (Ténis), Marco Fortes (Lançamento do Peso), João Cordeiro (Pesca Desportiva) e Tomaz Morais (Rugby) foram algumas das “estrelas” que aceitaram o repto lançado pela autarquia de Loulé e deslocaram-se às escolas do concelho de Loulé deixando a sua mensagem, o seu exemplo e interagindo com os mais novos.

Este projeto conta com o apoio do Conrad Algarve, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Comité Olímpico de Portugal e do Desporto Escolar.

Categories: AGENDA, Desporto, Loulé

1 reply »