AGENDA

Oficina de Teatro com Hugo Costa Ramos e Marta La Piedad em Quarteira | INSCRIÇÕES ABERTAS

Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro com o ator Hugo Costa Ramos e a formadora de teatro Marta La Piedad, destinada a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos. A Oficina de Teatro terá lugar no dia 2 de abril, entre as 9:00 e as 13:00 horas, na Fábrica dos Sorrisos, localizada na Rua José Afonso, Bloco C, em Quarteira.

Tendo como premissa que o corpo é o instrumento principal da comunicação, importa conhecê-lo, dominá-lo e expressá-lo.

A expressão dramática oferece um amplo conjunto de condições para o desenvolvimento bio-psico-sócio-motor da criança/jovem, podendo ser regulada conforme os objetivos, as idades e os meios de que dispõe, tornando-se por excelência, uma importante forma de atividade educativa.

Os Jogos de Expressão Dramática satisfazem amplamente todas as necessidades da criança/jovem e em especial as suas necessidades de expressão e de criação.

É uma prática que põe em ação a totalidade da Pessoa, favorecendo, através de atividades lúdicas, uma aprendizagem transversal (cognitiva, afetiva, sensorial, motora e estética) e facilita o desenvolvimento holístico do indivíduo, promotor de vivências (re) construtivas de significações sociais. É, portanto, uma oportunidade singular, de aprofundamento e de incentivo à sua criatividade, expressividade e à sua consciência de valores, ao mesmo tempo que progride no seu relacionamento pessoal.

“Uma psicopedagogia da expressão artística, se se pretende inseri-la, entre outras, numa pedagogia de criatividade, terá, antes de mais, de se interrogar se corresponde, como e quando, às necessidades afetivas da criança, donde provém, incessantemente, envolvendo toda a vida de um ser em crescimento (De Sousa, Alberto B., 1999).”

“No Jogo Dramático o aluno pratica a vida, está a fazer funcionar estruturas interiores emocionais muito importantes, está a desenvolver-se ao nível do domínio da ligação de fenómenos imaginação/ação, está a criar. A partir da vivência provocada pela prática do jogo dramático, os alunos vão levantar questões, equacionar problemas, trocar ideias; e tudo isto vai, sem dúvida resultar de uma gama cada vez mais rica de situações dramáticas” (Nóvoa, António 1989).

Deste modo, serão abordados:

– Jogos de Imitação;

– Jogos de Mímica;

– Jogos de Comunicação Verbal e Não Verbal;

– Jogos de Exploração do Corpo, da voz e dos Objetos; Jogo Dramático.

INSCRIÇÕES: 962 809 186

20€/ criança com pagamento de 50% do valor no ato da inscrição.

Mais sobre a Oficina de Teatro

Mais sobre a Fábrica dos Sorrisos

Categories: AGENDA, Quarteira

1 reply »