Algarve

2.ª Edição do Movimento Mais para Todos | Algarve com 5 projetos selecionados

A sede do Lidl Portugal, em Sintra, foi palco de uma manhã solidária, onde foram apresentados os projetos vencedores do Movimento Mais para Todos. No total das 1604 candidaturas recebidas, foram distinguidos 62 projetos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em áreas tão diversas como a educação, deficiência, acessibilidade e integração social, que irão beneficiar cerca de trinta mil pessoas, de norte a sul do país.

O Movimento Mais para Todos, um projeto promovido pelo Lidl com o apoio de diversas marcas, que promove escolhas socialmente responsáveis, com o objetivo de angariar fundos para apoiar IPSS, apresentou hoje os resultados da sua 2ª edição. A cerimónia contou com a presença da Dra. Maria Cavaco Silva, ao lado do Movimento Mais para Todos desde o primeiro dia, dos parceiros, jurados e representantes de instituições vencedoras.

Reforçando o compromisso do Lidl com a sociedade civil, a marca revelou que, de 1 a 24 de dezembro de 2015, o Movimento Mais para Todos angariou o valor recorde de um milhão e setenta e cinco mil euros (1.075.000,00 euros). Este valor é resultado da campanha de angariação de fundos que decorreu no referido período nas 241 lojas Lidl do país, onde por cada compra a marca deu dez cêntimos num total de 728.000,00 euros e ao qual se juntaram os donativos monetários das marcas parceiras.

Pelo segundo ano consecutivo o Movimento Mais para Todos, promovido pelo Lidl, conseguiu mobilizar os consumidores que, sem contribuírem com um cêntimo do seu bolso, apoiaram o projeto ao escolherem marcas socialmente responsáveis que doaram por eles. São elas: Água de Luso, Bom Petisco, Carmim, Cigala, Coca-Cola, Colgate, Compal Essencial, Corine de Farme, Danone, Delta, Donuts, Evax, Fairy, Garnier, Lays, M&M´s, Milaneza, Nivea, Pantene, Pedigree, Pedras, Pepsi, Persil, Sensodyne, Sovena, Vanish e Yoggi.

Através do Movimento Mais para Todos, 62 IPSS dos 18 distritos de Portugal, que atuam diariamente no terreno a apoiar as comunidades onde se inserem, em áreas como a integração social, deficiência, educação, apoio a seniores ou acessibilidades, vão ter a oportunidade de implementar os projetos que estavam pendentes por falta de financiamento, ajudando cerca de trinta mil pessoas de norte a sul do país.

A seleção dos projetos a serem financiados foi feita por um painel de jurados que garantiu uma visão abrangente e isenta. Presidido por Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, o painel de jurados contou com os apresentadores Ana Rita Clara, Andreia Rodrigues, Fernanda Freitas e Óscar Daniel, aos quais se juntaram os Professores Américo Mendes, coordenador da ATES – Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica (Porto) e Fernando Humberto Serra, coordenador do ISCSP – Cidadania e Vanessa Romeu, diretora de comunicação e responsabilidade social do Lidl Portugal. O júri revelou que das 1604 candidaturas recebidas, mais do dobro da edição anterior, cerca de 60% estavam válidas e completas – um número significativamente superior ao ano passado quando foram rececionadas 784 candidaturas, que comprova o sucesso e eficácia do Roadshow Mais para Todos, que ao longo de 2015 percorreu o país com o objetivo de formar e capacitar as IPSS a gerirem da melhor forma os seus projetos.

Na cerimónia, foi prestada homenagem ao trabalho desenvolvido pelas instituições vencedoras e celebraram-se também as escolhas socialmente responsáveis dos portugueses. Vanessa Romeu, diretora de comunicação e responsabilidade social do Lidl afirma que “A concretização deste movimento apenas foi possível com a vontade e motivação de muitas pessoas: desde as marcas parceiras que contribuíram monetariamente, aos consumidores que se solidarizaram, até às IPSS que atuam todos os dias no terreno, todos escolheram ajudar e fazer parte do Movimento Mais Para Todos. A expressão popular ‘a união faz a força‘ aplica-se na perfeição a este projeto”.

A responsável adianta ainda que O nosso principal objetivo é a partilha de valor com a sociedade como forma de retribuição pelo privilégio de podermos participar e servir essa mesma sociedade. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, de podermos fazer a diferença a cerca de trinta mil pessoas, afirmando o Movimento Mais para Todos como um projeto cada vez mais responsável, inclusivo e próximo”. E recorda também o sucesso da edição anterior, deixando a promessa de fazer mais e melhor “Os resultados da 1ª edição do Movimento Mais para Todos estão à vista: através dos donativos às IPSS, contribuímos para uma verdadeira melhoria na vida de cerca de dezasseis mil crianças, jovens, adultos e idosos de norte a sul do país. Este foi o ano da consolidação, estamos empenhados enquanto empresa em contribuir para um Portugal mais solidário”.

 

grafico

Toda a informação sobre o Movimento Mais para Todos disponível em www.maisparatodos.pt.

Projetos selecionados no Algarve:

Nome Associação:          AAPACDM – Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais   

Categoria Social:             Pessoas com deficiência

Nome Projeto:                 Equitação Terapêutica Itinerante

Localidade:                        Faro

Núm. Beneficiários:      40

Descrição:

O projeto “Equitação Terapêutica Itinerante” procura garantir, através da atividade da Hipoterapia/equitação terapêutica, a integração social dos seus praticantes numa experiência sensorial, motora, social e dinâmica que encoraja a autonomia e a tomada de decisão.

Nome Associação:          APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve 

Categoria Social:             Integração Social

Nome Projeto:                 Projecto Agitar

Localidade:                        Faro

Núm. Beneficiários:      650

Descrição:                         

O “Projecto Agitar” vai sensibilizar e prevenir os diversos tipos de discriminação e bullying contra pessoas com Necessidades Educativas Especiais, através da capacitação do corpo docente para a possibilidade de relacionar os vários tipos de comportamentos relacionados com a falta de cidadania nas escolas e gerir situações de conflito.

Nome Associação:          Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcoutim          

Categoria Social:             Acessibilidades

Nome Projeto:                 Projeto Unidade Móvel

Localidade:                        Faro

Núm. Beneficiários:      127

Descrição:

O Projeto Unidade Móvel consiste na criação de consultório móvel que permita o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, com deslocações mensais as várias freguesias efetuando visitas domiciliarias, proporcionando desta forma um serviço de acompanhamento ao nível da saúde, apoio e animação sociocultural.

Nome Associação:          Movimento de Apoio à Problemática da Sida  

Categoria Social:             Integração Social

Nome Projeto:                 Projecto Quarto Crescente

Localidade:                        Faro

Núm. Beneficiários:      14

Focado em prestar serviços à população sem-abrigo, o Projeto “Quarto Crescente”, irá proporcionar melhores condições a quem usufrui do alojamento temporário através da reestruturação dos espaços que alojam os utentes da instituição, procurando que estas tenham comodidade e harmonia, dignificando o conceito de alojamento para pessoas sem-abrigo.

Nome Associação:          Refood 4 Good – núcleo de Faro

Categoria Social:             Integração Social

Nome Projeto:                 Aproveitamento do desperdício alimentar em Faro

Localidade:                        Faro

Núm. Beneficiários:      400

Descrição:

Obtenção de equipamentos básicos para recolha de alimentos e armazenamento dos mesmos com o objetivo de combater o desperdício alimentar e a fome existente na cidade de Faro. O objetivo é providenciar comida a todas as pessoas com necessidade de apoio alimentar e envolvendo toda a comunidade no desenvolvimento, operacionalização e sustentabilidade do Re-food.

Sobre o Movimento Mais para Todos

O Movimento Mais para Todos nasceu no seio da Lidl Portugal, empresa que tem tido, ao longo dos seus últimos 20 anos, uma política de responsabilidade social ativa e próxima, e que acredita que a sua missão na comunidade se materializa através deste género de iniciativas. Na sua primeira edição, em 2014, o Movimento Mais para Todos angariou um total de 1.029.054,40 euros, que permitiu a implementação de 54 projetos, beneficiando mais de 16 mil pessoas, e recebeu o primeiro prémio para Projetos de Responsabilidade Social nos Prémios à Eficácia.

Categories: Algarve, Nacional