Algarve

QUERES VIAJAR COMIGO? | Atriz Inês Simões e músico FF embarcam na ideia

“Aos 44 anos, sou o mesmo miúdo irreverente que cresceu em Seia. Se as pessoas estão a ir para um lado, eu vou para o outro e constato que há sempre muita gente com necessidade de fazer o mesmo”. Desta convicção nasce mais um projecto com o carimbo de Miguel Baptista. Quem o conhece sabe do seu talento em ‘mexer com as pessoas’, de as colocar em cenários improváveis. Um deles é o deserto do Sahara.

“Marrocos é um lugar muito especial, com uma cultura magnífica. Todos me acolhem como família e numa das minhas viagens preparei um jantar nas dunas. Levei alguns locais para o deserto, sentei as pessoas que estavam comigo em círculo, nuns tapetes persa e com velas acesas. Não imagina como as pessoas ficaram quando lhes começaram a ler o Corão!… Ficaram de lágrimas nos olhos!”.

A atriz Inês Simões, que terminou recentemente as gravações da série da RTP, “Bem-Vindos a Beirais”, aceitou o desafio de entrar nesta experiência e conhecer um dos seus destinos de eleição: Marraquexe.

“Estou ansiosa por fazer o acampamento berbere e viver aqueles pormenores de que o Miguel sempre fala… porque ele aposta muito na cultura do destino, e eu não me identifico nada com as viagens de apanhar um avião e ficar no resort o tempo todo! Ele consegue juntar pessoas que não se conhecem, de áreas diferentes mas que têm em comum o gosto pelas viagens. Fascina-me conhecer os sítios reais, as pessoas, e esse é o espírito da Queres Viajar Comigo?”.

Na caravana que tem saída programada para 2 de Abril, segue também o músico FF: “Ultimamente tenho viajado muito para países africanos, São Tomé e Príncipe e Moçambique… mas a experiência marroquina será certamente diferente. De qualquer forma o que gosto mesmo é de conhecer, tenho que confessar, a gastronomia… mas também a cultura dos povos. As viagens para mim são fontes de inspiração e de aprendizagem. Acredito que vou regressar com uma experiência sensorial a nível humano, de emoções, transmitidas pelas pessoas que vamos conhecer, porque sei que esse é o plano do Miguel, e não uma experiência material, da foto deste ou daquele sítio ou do hotel x”.

A Queres Viajar Comigo?, novo operador turístico do Algarve assume-se como uma tribo que viaja para os quatro cantos do mundo, incluindo Portugal, com um denominador comum: o conceito de que para viajar basta levar uma mochila e abertura suficiente para abraçar outras culturas, o pensamento do outro e os próprios sentimentos.

Com mais de 23 mil seguidores nas redes sociais, a Queres Viajar Comigo? é uma hub que quer colocar um número cada vez maior de pessoas em contacto presencial, fora das redes sociais, no melhor enquadramento possível: a viajar! É a fotografia de família da actualidade, alicerçada no mundo virtual mas que transforma um ‘click’ num toque, um ‘like’ num sorriso. Uma partilha, numa viagem.

Sobre a Queres Viajar Comigo? 

Criada em 2016, a Queres Viajar Comigo?, começou a funcionar em Abril de 2015, com grupos de pessoas que queriam viajar com o Miguel Baptista, pela sua experiência e forma de encarar as viagens, bem como o gosto pela fotografia.

Nesses moldes, a Queres Viajar Comigo? realizou 20 viagens em nove meses, levando grupos de 10 a 15 pessoas para destinos como Açores, Marrocos, Nova Iorque, Escócia e Tailândia. Desde o início do mês de Março de 2016, é oficialmente Agência de Viagens e Operador Turístico.  Marca registada e reconhecida pelo Turismo de Portugal apresenta três modelos de viagem diferentes: As Grandes Viagens, de 12 a 14 dias de duração e para 12 destinos diferentes, entre eles Tailândia, Cuba, Indonésia, Costa Rica, Moçambique; as Viagens a Marrocos e aos Açores (mensais); e os fins de semana nas Aldeias de Portugal, para já mensais mas que se pretendem bi-mensais.

A Queres Viajar Comigo? associa ainda outro conceito: o do Queres Jantar Comigo?, lançado de uma forma muito especial a 24 de Dezembro de 2015 quando o Miguel decidiu publicar no facebook que iria passar a consoada na rua, com os sem abrigo de Quarteira. Juntaram-se perto de 200 pessoas e foi preciso montar um stand para colocação de artigos para doar, mesas para o jantar porque famílias e amigos quiseram sentar-se à mesma mesa desta ideia solidária.

Na génese destes jantares, agregadores, está o factor surpresa e uma nova leitura de como podemos marcar a diferença na nossa comunidade, no mundo. A solidariedade, o amor, o fazer o outro feliz podem originar jantares diferentes, em cenários inesperados.

Daí também outro vértice deste triângulo: o Queres Ajudar Comigo_Traz esperança na bagagem. O desafio lançado aos viajantes é o de guardarem o espaço da mala de porão não para bagagem supérflua mas para artigos, donativos em carência junto de uma comunidade/associação/instituição identificada nos destinos da Queres Viajar Comigo?

Desafio igual tem sido lançado às empresas. De entregarem uma mala de viagem, que a Queres Viajar Comigo? se encarrega de levar e entregar ao destinatário estabelecido. Moçambique será o destino-rosto deste novo conceito de viagem.

Sobre Miguel Baptista

Com uma vida inteira rodeado de pessoas, é muitas vezes chamado para agregar multidões. Quem o chama por exemplo para organizar uma festa, sabe. O Miguel, relações públicas e fotógrafo profissional, tem o dom de encher uma casa. Essa facilidade permitiu-lhe ter momentos considerados ‘altos’ na sua vida, mas em contra-mão, outros, de pura solidão e esmagamento.

As viagens e a fotografia que o acompanham desde a infância elevaram-no nessas ocasiões e foram reveladores do que ele quer fazer até ao final do seu percurso: fotografar. Para isso partiu à aventura: Índia, Vietname, Laos, Birmânia, Indonésia, Singapura, Marrocos e tantos outros destinos.

Recentemente esteve na Jordânia, a fazer a prospecção de próximas viagens e o levantamento de necessidades junto do Campo de Refugiados de Zaatari, na fronteira com a Síria, com o objectivo de dinamizar mais uma campanha humanitária. Está de corpo e alma no projecto que foi amadurecendo interiormente ao longo dos anos e que saíu agora da câmara escura dos seus sonhos.

Categories: Algarve, Quarteira, Viagens

1 reply »