Loulé

Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios aprova Plano Operacional Municipal de Loulé

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Loulé reuniu no passado dia 7 de abril, tendo como um dos principais assuntos a apresentação e aprovação do Plano Operacional Municipal do Concelho de Loulé para 2016.

A reunião foi presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Loule, Hugo Nunes, tendo sido realizada uma apresentação pela técnica do Gabinete Técnico Florestal, Telma Guerreiro, sobre as principais atividades e projetos desenvolvidos no âmbito da sensibilização às populações.

Foi também referido o interesse do Município de Loulé na celebração de um protocolo com o Exército, no âmbito da prevenção florestal, à semelhança do realizado no Município de Silves, onde trabalhos executados revelam uma excelente prática, relevante para a prevenção dos incêndios e proteção de pessoas, de bens e até para o próprio combate.

Por último, o Plano Operacional Municipal foi apresentado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, através do seu Gabinete Técnico Florestal do Município. Este documento é parte integrante do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, na sua vertente operacional, em particular nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. Inclui o levantamento dos meios e recursos, contactos, sectorização territorial, dispositivo operacional e cartografia de apoio à decisão. Este documento é de atualização anual, devendo ser aprovado em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios até 15 de Abril de cada ano.

O Município da Loulé alerta os munícipes para a obrigatoriedade de procederem à limpeza da vegetação no terreno envolvente às suas habitações e para o respeito pelas medidas de segurança na realização de queimas de sobrantes agroflorestais, tendo em atenção a aproximação da época crítica de incêndios florestais.

Preservar a nossa floresta e defendê-la dos incêndios florestais é um desígnio da responsabilidade de todos. Mais informações no Portal do Município ou no Serviço Municipal de Proteção Civil do Município.

 

Aapresentação e aprovação do Plano Operacional Municipal do Concelho de Loulé para 2016

Aapresentação e aprovação do Plano Operacional Municipal do Concelho de Loulé para 2016

Categories: Loulé