AGENDA

“A Vida, o Trabalho e a Luta dos Sapateiros de Loulé (1890-1945)” por Joaquim Rodrigues | 30 de abril

A 30 de abril, pelas 15h00, o Arquivo Municipal de Loulé recebe mais uma conferência integrada no ciclo “O Documento que se segue”, desta vez apresentada por Joaquim Rodrigues e com o tema “A Vida, o Trabalho e a Luta dos Sapateiros de Loulé (1890-1945)”, por Joaquim Rodrigues.

Tendo por base de investigação o acervo do Arquivo do Sindicato Nacional dos Sapateiros do Distrito de Faro, cuja sede foi precisamente em Loulé, depositado no seu Arquivo Municipal, pretende-se traçar e analisar a história desta importante classe operária que encontra as suas raízes nesta localidade desde pelo menos o séc. XIV, em fontes escritas.

Este estudo abarca essencialmente o período que medeia entre 1890 até 1945. Percorre o seu quotidiano, o seu saber-fazer, a seu sistema de produção de calçado e a sua luta e prol da melhoria das suas condições de trabalho em Portugal.

Joaquim Manuel Vieira Rodrigues é licenciado em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, e professor efetivo do Ensino Secundário. Investigador do IHC – Instituto de História Contemporânea. É Mestre em História Contemporânea, tendo apresentado a sua tese sobre a Indústria de Conservas de Peixe no Algarve (1865-1945). Tem elaborado estudos e conferências sobre temas principalmente relacionados com o Algarve.

É doutorado com a tese “O Algarve e a Grande Guerra – A Questão das Subsistências (1914-1918)”.

A entrada é livre.

Joaquim Rodrigues

Joaquim Rodrigues

Categories: AGENDA, Loulé