AGENDA

Município de Loulé apresenta projetos para promover sustentabilidade ambiental | 2 de maio

Na próxima segunda-feira, 2 de maio, pelas 17h30, na Sala da Assembleia Municipal, a Câmara Municipal de Loulé irá apresentar alguns dos projetos em curso que têm em vista a sustentabilidade ambiental para o Concelho.

Desde logo, será apresentada a Estratégia Municipal sobre as Alterações Climáticas, um instrumento estratégico na adaptação do território e da gestão e ação municipal às mudanças climáticas, elaborado no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local), trabalho ainda a decorrer, mas cujas etapas de desenvolvimento e principais resultados irão ser apresentados.

O Município de Loulé considera as alterações climáticas como um dos desafios mais importantes do século XXI. Assim, esta Estratégia pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas e colocar o Concelho na linha da frente a nível nacional, no que diz respeito a estas matérias, através de da implementação de um conjunto de 28 Opções de Adaptação, que têm como objetivo diminuir as vulnerabilidades atuais e futuras do Município, aumentar a sua capacidade adaptativa face aos eventos extremos projetados, salvaguardar o seu património humano, natural e material e contribuir para aumentar a consciencialização e a capacitação da população.

Outro dos momentos desta sessão será a apresentação de uma dessas opções estratégicas, a “Promoção da Mobilidade Sustentável”, processo de adaptação da cidade de Loulé a um modelo sustentável e eficiente de mobilidade, como caso piloto para futura aplicação aos demais aglomerados urbanos. Neste âmbito, no dia 3 de maio, às 10h00, a Autarquia fará a entrega de bicicletas de uso partilhado aos agrupamentos das escolas da cidade de Loulé – Padre Cabanita, Engº Duarte Pacheco e Secundária de Loulé.

E porque a comunicação é crucial para se obterem resultados desejáveis relacionados com sustentabilidade, será apresentada no final a Marca “Loulé Adapta”. Uma marca assertiva que passará a fazer parte do dia-a-dia de os que vivem Loulé.

lc_sustentavel

Categories: AGENDA, Loulé