Loulé

PlanetAlgarve com Luís Galrito e os Canto Livre em Alhos Vedros

A Praça Almada Negreiros, em Alhos Vedros, foi palco neste sábado, dia 30 de abril, de um concerto evocativo do 40.º Aniversário da Constituição da República Portuguesa, numa iniciativa da junta de freguesia local.

O PlanetAlgarve deslocou-se àquela localidade da Margem Sul, com Lisboa à vista, acompanhado do tesoureiro da Junta de Freguesia de Quarteira, Jorge Guerreiro, natural de Alhos Vedros.

À chegada, Jorge Guerreiro foi recebido pelo presidente da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Manuel Graúdo, ao qual ofertou um exemplar do livro ‘Este Livro Que Vos Deixo’, de António Aleixo, numa cortesia da Junta de Freguesia de Quarteira.

As comemorações começaram logo pela manhã com Cycling e Aula de Zumba.

A animação musical da noite começou com as atuações do grupo Tocá Rufar e do Grupo Coral Alentejano ‘O Sobreiro’.

O programa encerrou com o talentoso músico/cantor louletano, Luís Galrito, acompanhado pelos músicos do grupo alentejano Canto Livre com projeção de imagens de João Espada. Luís Galrito foi ainda acompanhado, em alguns temas, por Marília Sousa (filha de Jerónimo de Sousa), na declamação de poemas e leitura de textos.

O repertório abrangeu canções de José Afonso e temas da autoria de Luís Galrito, terminando em apoteose com todos os presentes a cantarem em coro “Grândola Vila Morena”, de José Afonso.

Destaque para a presença do executivo da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, representantes da Assembleia de Freguesia e do vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, Daniel Vaz Figueiredo.

O músico Luís Galrito trabalhou já em vários projetos, não só com temas da sua autoria, como também de outros cantores portugueses, como Zeca Afonso ou Adriano Correia de Oliveira.

Nos seus registos discográficos já participaram algumas personalidades conhecidas, como Kalu, dos Xutos e Pontapés, e Luís Jardim, produtor do seu novo disco de originais.

O grupo Canto Livre é um projeto de música tradicional que tem como objetivo divulgar as modas alentejanas mas que destaca também os cantores e autores que marcaram e, ainda hoje, marcam gerações.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Loulé