AGENDA

QUARTEIRA | Dia da Cidade com Inaugurações e Dino d’Santiago | 12 e 13 de maio

Na próxima sexta-feira, 13 de maio, Quarteira assinala 17 anos desde que foi elevada ao estatuto de cidade. Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia, decorrerá um programa comemorativo com iniciativas de carácter cultural, social, educativo e algumas inaugurações.

As celebrações arrancam na véspera, com uma sessão da Assembleia de Freguesia comemorativa do Dia da Cidade, enquadrada no Centenário da Freguesia, a partir das 21h00, no auditório do Centro Autárquico. Neste momento, serão entregues os Prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar aos Alunos do 9.º e 12.º anos da Freguesia. Os 18 ex-presidentes da Junta (por nomeação e por eleição) serão distinguidos com o Prémio de Cidadãos de Mérito da Freguesia de Quarteira.

Já no dia 13, pelas 9h30, tem lugar o hastear da Bandeira, numa cerimónia que conta com a presença dos Bombeiros Municipais de Loulé, no Largo do Centro Autárquico.

Às 10h00, é inaugurada a exposição de rua “Canteiros com flores de papel”, com trabalhos elaborados pelas utentes do “Cantinho da Amizade”.

Segue-se, às 10h30, a inauguração da Algarve Nature Week, no Passeio das Dunas, um evento que nasce de uma organização da Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, com o objetivo de promover o que de melhor a região tem para oferecer ao nível do turismo de natureza.

Os executivos da Câmara e da Junta de Freguesia farão quatro inaugurações neste Dia de Quarteira: o monumento escultórico na Rotunda do Polvo, na Avenida Carlos Mota Pinto (11h30), a atribuição do topónimo à Avenida Fonte Santa (12h00) e dois equipamentos inseridos no projeto de Requalificação Urbanística no Jardim S. Pedro do Mar, nomeadamente o Parque de Merendas e o Parque “Fitness ao Ar Livre” (15h00).

Na Avenida Infante Sagres, em frente à Praça do Mar, decorre durante a tarde um atelier de atividades desenvolvidas pela Academia do Saber, nos módulos de Bordados, Renda de Bilros, Manualidades e Pintura, Português para Estrangeiros, Saúde e Bem-Estar e Costura. A partir das 17h00, tem lugar uma aula de Yoga do Riso. No auditório do Centro Autárquico, às 18h00, são apresentados os trabalhos “Memórias de Quarteira, testemunhos”, dos módulos de Introdução à Informática e História Local, da Academia do Saber.

As comemorações encerram com um concerto com o cantor quarteirense de ascendência cabo-verdiana, Dino D’Santiago, a partir das 22h00, na Praça do Mar. A entrada é livre.

Categories: AGENDA, Quarteira