AGENDA

Metoposaurus Algarvensis é mote da conferência “Horizontes do Futuro” com Octávio Mateus | 19 de maio

O paleontólogo Octávio Mendes é o próximo convidado do Ciclo “Horizontes do Futuro”, que vai ter lugar na próxima quinta-feira, 19 de maio, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A descoberta recente de um novo anfíbio gigante de Loulé, o Metoposaurus algarvensis, dá o mote para uma conversa sobre os achados de paleontologia de vertebrados no Algarve, desde dinossauros até crocodilomorfos gigantes, de tubarões a misteriosos fitossauros, do Triásico ao Neogénico.

Nascido em 1975, Octávio Mateus é Professor de Paleontologia na Universidade Nova de Lisboa (FCT). É licenciado em Biologia (Universidade de Évora), com o Doutoramento em Paleontologia pela Universidade Nova de Lisboa. O seu principal tema de interesse é a paleontologia de dinossauros, sobretudo do Jurássico de Portugal, mas também aborda outros répteis (mosassauros, plesiossauros, crocodilos, tartarugas, etc.).

É autor ou coautor de mais de 100 publicações desde 1997 (incluindo capítulos de livros, artigos e resumos de conferências). Desde 1991 que participa e organiza em escavações de dinossauros em Portugal, sobretudo em colaboração com o Museu da Lourinhã, conhecido pela sua importante coleção de dinossauros. Em Angola descobriu o primeiro dinossauro desse país no âmbito do Projeto PaleoAngola. O seu interesse por dinossauros já o levou a realizar escavações nos Estados Unidos, Brasil, Gronelândia, Laos, Tunísia, Moçambique, Mongólia, Marrocos e Angola.

Esta iniciativa tem entrada livre.

Octávio Mateus

Octávio Mateus

Categories: AGENDA, Loulé