Quarteira

Escola para cães “Iron Dog Algarve” nasce em Quarteira

Com um amplo campo relvado e grande piscina, a escola «Iron Dog Algarve», em Quarteira, promete mais conforto e inovação no treino de cães em terra e na água. Inaugurou no domingo, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial da Natureza. Fica localizada na Fonte Santa, pela estrada em frente à Estação de Serviço da CEPSA, depois na segunda à esquerda e encontra a Quinta da Sara, onde fica a escola.

Além de um campo totalmente equipado para a prática de várias modalidades desportivas e aulas de obediência e formação básica e avançada para cães e donos, o espaço localizado numa zona tranquila de campo, dispõe ainda de uma piscina com dez metros por cinco para a prática de natação.

Nas horas de mais calor, quando o treino no campo é difícil, existe agora uma alternativa no Algarve onde donos e cães podem simultaneamente disfrutar de um espaço refrescante e partilhar jogos na água. A piscina dispõe de chuveiro e toda a área em volta está vedada.

O campo de treino é fresco e acolhedor com sombras naturais proporcionadas por centenárias oliveiras, alfarrobeiras e figueiras.

João Paulino, 38 anos, é o treinador e mentor deste novo projeto. Trabalha profissionalmente na área da cinofilia há mais de uma década. É nacionalmente conhecido pela sua presença ativa em vários campeonatos nacionais e em diversas modalidades, quer como binómio, quer como homem-assistente onde testa as capacidades de diversos cães em prova.

A escola agora inaugurada presta serviços nas áreas de socialização de cachorros, cursos de obediência básica e formação de donos, aulas de socialização em grupo para cães adultos, resolução de problemas comportamentais, formação e cães e binómios para segurança e regime de internato.

Para quem desejar competir a nível nacional e internacional, Paulino refere que “o intuito é formar uma equipa unida e coesa que em conjunto trabalhe para um objetivo comum: representar a escola nos diversos campeonatos em Portugal e no exterior”.

De acordo com “as habilidades e competências de cada cão – com ou sem raça – pode-se definir qual a melhor modalidade em que se enquadra e treiná-lo por objetivos, de forma a atingir os resultados pretendidos. Vamos procurar fazer treinos dinâmicos e divertidos para o dono e cão”, explica.

A escola de treino canino «Iron Dog» é filiada e reconhecida pelo Clube Português de Canicultura e, sob a sua égide, irá organizar inicialmente provas integradas nos campeonatos nacionais das modalidades de RCI e Mondioring, entre outros.

“Todos os cães, de todas as raças e idades são bem-vindos e têm capacidade para aprender”, garante Paulino. No entanto, “quanto mais cedo melhor”. Toda a área da escola está coberta por rede wi-fi aberta.

De referir que a natação é uma atividade fundamental para uma boa condição física do cão mas nem todos os animais sabem ou gostam de nadar. Para que o cachorro não sinta medo de se aventurar na água, é preciso ensiná-lo. Comece por habituá-lo à piscina e incentive-o a entrar na água espontaneamente. As instalações da piscina da «Iron Dog» são seguras. Os degraus possibilitam a entrada e saída do cão de forma fácil. A prática da natação tem inúmeras vantagens: é um exercício com pouco impacto, ajuda a corrigir problemas físicos, alivia stresse e dores nas articulações e músculos. Ajuda ainda cães que sofrem de displasia da anca ou problemas de coluna.

Para marcações ou mais informações, contacte: João Paulino – 966092964

Email: info@irondog.pt

Facebook: https://www.facebook.com/irondogalgarve

Website: http://irondog.pt/

Categories: Quarteira

2 replies »