Loulé

Encontro Nacional do Banco de Tempo | Palestra de Helena Marujo e Luís Miguel Neto no INUAF

O Graal e a Agência de Quarteira do Banco de Tempo (BdT) promoveram na sexta-feira e no sábado, dias 17 e 18 de junho, o seu Encontro Nacional na Primavera.

Um encontro coorganizado pelo Graal e pelas agências do Banco de Tempo de Quarteira e Albufeira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira e da empresa Garvetur.

Participaram mais de 6 dezenas de pessoas: parte do Algarve, ligadas às agências do Banco de Tempo de Quarteira e Albufeira, e outras provenientes de diferentes partes do País: Aveiro, Canelas, Cascais, Coimbra, Évora, Fernão Ferro, Lisboa – Lumiar, Moura, Portela, Santa Maria da Feira, São João da Madeira… Tivemos ainda a grande alegria de poder contar com a participação de representantes das agências da Madeira: Jaime Moniz – Funchal e de Santa Cecília – Câmara de Lobos.

O Encontro teve o seu início com a Sessão de Abertura no Centro Autárquico de Quarteira.

Os trabalhos prosseguiram ao longo de toda a manhã. Após o almoço livre, a comitiva seguiu para Loulé, para assistir, no Auditório do INUAF – Cerca do Convento do Espírito Santo, à Palestra dos professores e cônjuges Helena Marujo e Luís Miguel Neto, da Universidade de Lisboa.

A Palestra, subordinada ao tema “Felicidade Pública: Construindo uma Cultura de Bens Relacionais”, foi muito enriquecedora e foi ao encontro dos objetivos do Banco de Tempo.

O Banco de Tempo é uma rede de infraestruturas de apoio social baseada na gestão do tempo para troca de serviços.

Esta rede apoia-se no Banco Central, coordenado pelo Graal, e nas Agências, inseridas em cada comunidade, resultado da parceria entre instituições locais e o Graal.

Categories: Loulé, Quarteira

3 replies »