Nacional

INCONTINÊNCIA | Primeiro site sobre doença “tabu” em Portugal

Acaba de ser lançado em Portugal o primeiro site sobre incontinência fecal, uma iniciativa que conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia e que pretende quebrar os tabus associados a esta patologia socialmente estigmatizada e que continua a ser motivo de vergonha para muitos doentes.

Segundo João Pimentel, presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia: “este site tem como objetivo disponibilizar informação atual e completa a pessoas que sofrem de incontinência fecal e que, por embaraço ou desconhecimento, mostram relutância em procurar ajuda – estima-se que apenas uma em cada 12 pessoas com esta doença fale deste problema com o seu médico. Geralmente acabam por limitar as suas atividades sociais, faltar ao trabalho ou fechar-se em si mesmas para lidar com o problema.”

“Através do site www.incontinenciafecal.pt pretendemos não só informar a população portuguesa para sinais, causas e diversos tipos de incontinência fecal, mas sobretudo alertar para o facto que esta é uma doença muito comum e que tem tratamento!”, esclarece o cirurgião.

Os problemas de controlo do intestino podem ser bastante limitativos e representar uma perda significativa de qualidade de vida. Por se tratar de uma patologia tabu, muitas pessoas evitam expor-se e muitas vezes não procuram ajuda especializada.

A incontinência fecal é a incapacidade de controlar os intestinos, com perda involuntária de gases e fezes, sendo uma condição debilitante muitas vezes subestimada e estigmatizada. É mais comum em adultos, sobretudo mulheres, mas não resulta do processo normal de envelhecimento. Pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo lesão nos nervos ou músculos ano-rectais (esfíncteres anais) por trauma, como o parto, ou outros distúrbios ao nível pélvico.

incontinencia

Categories: Nacional, Saúde