Faro

Bloco Algarve: “Não se inclui uma criança, excluindo-a do contexto recreativo e lúdico”

bloco-de-esquerda

O Bloco de Esquerda dirigiu um requerimento à Câmara Municipal de Faro com um conjunto de questões relacionadas com os parques infantis adaptados para crianças com deficiência.

João Vasconcelos e Jorge Falcato, autores da iniciativa parlamentar, questionaram o executivo de Faro sobre quantos parques infantis sob responsabilidade do município se encontram adaptados para crianças com deficiência.

Os parlamentares do Bloco consideram que as Câmaras Municipais têm um papel determinante na promoção da inclusão, garantindo (para o efeito) parques infantis e zonas de acesso adaptados, sendo este um passo fundamental no caminho que tem de ser feito para a inclusão plena das crianças com deficiência.

Há ainda muito a fazer no sentido de assegurar a existência de parques infantis que permitam a todas as crianças brincarem em plenitude, dado o reduzido registo existente de parques infantis inclusivos. Esta situação deve ser encarada de frente para que seja possível fazer o caminho necessário, desde a infância, para a inclusão, afirmam os deputados do Bloco.

Parte essencial do desenvolvimento da criança passa pelo direito a brincar e para que tal se possa concretizar, o Estado deve promover e assegurar condições que permitam a efetivação desse direito, seja em parque infantis, jardins, parques recreativos ou outras infraestruturas de apoio à infância.

A não existência de parques infantis com equipamentos adaptados a crianças com deficiência conduz a uma evidente discriminação destas crianças, na medida em que lhes é cortado o direito a brincarem nos parques infantis.

Os deputados do Bloco questionaram ainda o executivo sobre se há algum plano tendo em vista a adaptação dos parques existente e quando prevê que todos os parques, bem como zonas acesso, esteja acessíveis a crianças com deficiência.

Semelhante requerimento foi dirigido às restantes 15 autarquias algarvias.

Por: Bloco de Esquerda Algarve

Categories: Faro