S. Brás de Alportel

São Brás de Alportel é o primeiro concelho do Algarve a integrar projeto nacional que visa reforçar apoio a emigrantes

O Município de São Brás de Alportel assinou na passada sexta-feira, dia 29 de julho, um Protocolo de Cooperação com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, que visa a criação no município do novo Gabinete de Apoio ao Emigrante e de todo um conjunto de ações para apoiar a comunidade são-brasense no mundo. O protocolo foi celebrado na presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Pereira Carneiro.

São Brás de Alportel é o primeiro concelho do Algarve a assumir este compromisso junto da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, que tem como objetivo reforçar o apoio prestado aos portugueses ainda emigrados, aos que já regressaram ou aos que irão regressar, bem como os que pretendem iniciar um processo migratório, no seguimento de uma proposta enviada pelo Ministério de Negócios Estrangeiros.

Com a intenção de aproximar os são-brasenses que vivem fora do país da sua terra natal, esta parceria representa um esforço contínuo do município na criação de um serviço de acompanhamento e apoio para os emigrantes são-brasenses que vivem nos quatro cantos do mundo, facilitador do acesso à informação e da ligação com o município, ajudando na sua reintegração e potenciando o seu empreendedorismo e investimento na terra natal.

Este protocolo dá continuidade a todo um conjunto de políticas sociais prosseguidas pela autarquia são-brasense, apostada em fazer de São Brás de Alportel uma comunidade cada vez mais inclusiva, solidária e promotora de desenvolvimento. Neste âmbito, o município dispõe de um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes- CLAIM, feliz resultado de uma parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, onde é prestado um conjunto de serviços referentes à imigração e permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional; e até de um Provedor do Residente Estrangeiro, para acolher da melhor forma aqueles que chegam oriundos de outras terras.

Este novo Gabinete de Apoio ao Emigrante é mais um passo em frente nesse trabalho, a pensar desta feita nos são-brasenses que partiram rumo a novas terras, nos que estão a equacionar partir e nos que já regressaram e que uma importante parte da comunidade, que o município deseja fazer sentir mais integrada, mais próxima e mais envolvida nos destinos da sua terra.

No âmbito do Protocolo de Cooperação assinado esta sexta-feira com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, a Câmara de São Brás de Alportel passará a dispor de um novo Gabinete de Apoio ao Emigrante com acesso simplificado à vasta estrutura diplomática, consular e associativa.

Categories: S. Brás de Alportel