Algarve

Movimento SOS Ria Formosa/ Je Suis Ilhéu | Comissão de inquérito na Assembleia da República

O Movimento SOS Ria Formosa/ Je Suis Ilhéu vem por este meio informar que foi convocado para uma audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, esta convocação deve-se à petição entregue por nós, a 20 de Janeiro de 2016,  que visa “A preservação da Ria Formosa  e suspensão imediata das demolições”.

Iremos assim estar presentes no dia 29 de Setembro de 2016, pelas 12:30,  na Assembleia da República com uma delegação, para podermos fazer a defesa da nossa causa. Irá ser feita uma exposição e seremos depois questionados pelos representantes de cada partido com assento parlamentar.

O movimento aproveitará para mostrar todo o seu descontentamento como este processo vem sendo encaminhado, relembramos assim que a 12 de Fevereiro foi aprovado um projecto de resolução que mencionava o princípio de igualdade e reconhecimento de todos os núcleos históricos das ilhas barreira.

Segundo a notícia que vem a público, pelo jornal Correio da Manhã, mais uma vez o governo pretende salvaguardar o núcleo habitacional da Culatra esquecendo os Hangares e o Farol, o que nos leva a acreditar que a politica do dividir para reinar se mantém. Iremos relembrar ao governo que todos os núcleos são históricos. Todas as famílias atingidas pela ameaça de demolições são pessoas descendentes daqueles que construíram os alicerces essenciais para aquela ilha e não só, que construíram o molhe, a barra e o Farol, que deram apoio a um hangar que serviu a segunda guerra mundial, pessoas que tinham lepra e que foram enviadas para esta terra de ninguém para não haver o risco de maior contágio. Parece que o governo está esquecido que foi o estado português que nos indicou esta casa para vivermos, iremos relembrar tudo isto.

O facto desta petição ter atingido mais de 4000 assinaturas, implicará obrigatoriamente que o assunto seja discutido em plenário, e ao contrário do que irá acontecer na quinta-feira, que apenas uma delegação se irá deslocar a Lisboa, nesse dia iremos com certeza estar presentes em força mostrando a nossa união.

O Movimento SOS Ria Formosa/ Je Suis Ilhéu

Categories: Algarve