S. Brás de Alportel

Município de São Brás de Alportel recebe Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”

São Brás de Alportel e Cascais foram os vencedores do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, atribuídos pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta. As boas práticas adotadas pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel em prol da utilização da bicicleta estiveram na origem da conquista deste prémio nacional.

A distinção, atribuída na Categoria Autarquias, foi entregue esta quarta-feira, dia 21 de setembro, em Lisboa, e vem honrar todo o trabalho desenvolvido pelo município na promoção da utilização da bicicleta, quer enquanto prática desportiva ou enquanto meio de transporte nas deslocações do quotidiano.

A nova sinalética de sensibilização ao motorista para se distanciar do ciclista 1,5m e respeitar a sua zona de circulação; a vasta extensão da ciclovia/rede de passeios acessíveis do concelho, superior a 5 Km; e a aquisição de uma frota 100% ecológica, composta por conjunto de bicicletas que foram disponibilizadas nos Serviços Municipais, podendo ser utilizadas pelos funcionários da Câmara Municipal, foram as principais medidas que levaram a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) a entregar este prémio ao Município de São Brás de Alportel.

A Rede de Passeios Acessíveis, inaugurada no início deste ano, foi uma das grandes intervenções da autarquia que veio colocar diversas zonas do concelho ao alcance de pessoas com mobilidade condicionada, funcionando em simultâneo como ciclovia e criando as condições necessárias para a circulação de bicicletas e de outros transportes não poluentes, em diversas zonas do concelho, num circuito superior a 5 Km.

O investimento feito com esta intervenção veio a ser reforçado com a aquisição de uma nova frota ecológica, constituída por oito bicicletas, que permitiu à autarquia reduzir as despesas com os transportes ao optar por um veículo amigo do meio ambiente.

Entre outras iniciativas, também o apoio concedido pelo município são-brasense às associações do concelho dedicadas às diferentes modalidades do ciclismo constitui um enorme incentivo para a manutenção das atividades promovidas pelas coletividades, que desempenham um papel de destaque na dinamização da atividade desportiva no concelho.

O Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” é atribuído desde 2006 e na sua XI edição veio reconhecer o esforço e trabalho da Câmara Municipal de São Brás de Alportel na promoção da utilização da bicicleta, na criação de melhores condições para a sua circulação na via pública e na divulgação de iniciativas e atividades que estimulem ao seu uso, visto São Brás de Alportel ser um município onde “a mobilidade sustentável e a eficiência energética sempre foram uma prioridade”, como constatou a FPCUB.

Frota Municipal de Bicicletas - São Brás de Alportel

Frota Municipal de Bicicletas – São Brás de Alportel

Categories: S. Brás de Alportel