Quarteira

Superprodução em Quarteira com Lígia Pereira & Shout!

Ontem à noite (8 de outubro), o Salão Paroquial da Igreja de S. Pedro do Mar foi palco de um concerto inédito da conhecida Lígia Pereira com os prestigiados Shout!, integrado no Programa Comemorativo do Centenário da Freguesia de Quarteira, que decorre até abril de 2017.

Tratou-se de uma superprodução com lotação esgotada: 500 bilhetes vendidos e dezenas de pessoas lá fora que não puderam entrar. O espaço de segurança atrás das cadeiras  tinha ainda capacidade para 100 lugres. Assim sendo, Quarteira conta agora com a maior sala de espetáculos do Concelho de Loulé, ultrapassando o salão do Centro Paroquial de Loulé, com 500 lugares sentados.

Lígia Pereira e os Shout! tiveram carta-branca para a criação de um concerto intimista e envolvente, onde se exploraram cumplicidades e descobertas, num momento único e irrepetível, revisitando as várias tonalidades do Gospel, Soul e World Music, bem como caminhos da lusofonia e outras sonoridades num serão de muitos afetos e grande emotividade que contou ainda com projeção de vídeos do VJ João Espada..

Lígia Pereira é uma das grandes vozes de Quarteira, proporcionando aos seus já inúmeros seguidores concertos marcantes que se destacam pela postura humilde, empenhada e cativante da intérprete, irmã do cantor Dino D’Santiago, naturais de Quarteira e filhos de um casal cabo-verdiano.

A música corre-lhe nas veias, muito por influência de uma mãe que gostava de cantar e que adormecia Lígia e os seus irmãos ao som de canções de embalar e de um pai que integrou o Grupo Coral de Sines quando chegou de Cabo Verde.

Desde muito nova, Lígia fazia espetáculos imaginários de música. Aos 6 anos de idade, quando iniciou o percurso escolar, ingressou na Catequese e também no Grupo Coral da Igreja Paroquial de Quarteira (atualmente denominado “Coro Juvenil de São Pedro do Mar”), o qual ainda hoje integra.

Participou em alguns trabalhos musicais de grupos de Hip Hop de Quarteira, colaborou num álbum de Sam The Kid e em vários concertos do seu irmão Dino D’Santiago, apresentando ainda vários concertos temáticos, por si concebidos, ao longo dos últimos anos.

Está a preparar um álbum com um grupo de amigos e músicos, pois, segundo ela, agora encontrou o sentido da sua vida, assumindo a sua missão de Mensageira do Amor.

Este concerto enquadrou-se no âmbito do ciclo “O Longe é Aqui”, dinamizado pelo Cine-Teatro Louletano, onde se pretende juntar talentos do Concelho de Loulé com prestigiados artistas/projetos musicais de renome nacional.

Desta feita, o público desfrutou de um encontro único entre Lígia Pereira e os Shout!, coletivo de onze cantores que, através da sua música, transmitem toda a energia, alegria e sonoridade do Gospel, num projeto criado em 1995 e composto por Cátia Ribeiro, Patrícia Antunes, Filipa Lourenço, Sofia Rodrigues, Luciana de Jesus, Patrícia Silveira, Paula Pires, Tânia Tavares, Jorge Dias, Pedro Mimoso e Ricardo Quintas.

O concerto foi uma organização da Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano, em parceria com a Comissão das Comemorações do Centenário da Freguesia de Quarteira, contando ainda com o apoio da Paróquia de Quarteira.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

1 reply »