Algarve

Lançada obra da Base de Apoio Logístico da Proteção Civil da Região do Algarve em Quarteira

Foi assinado na manhã de ontem o auto de consignação da BAL – Base de Apoio Logístico da Proteção Civil na cidade de Quarteira, uma estrutura que irá permitir o apoio, armazenamento de equipamento, estadia e sustentação logística das operações de proteção civil em todo o Algarve.

Com esta empreitada será retomada a construção de umas instalações que se encontravam paradas e em ruínas desde 2009 devido à insolvência do empreiteiro.

Esta será uma das cinco BAL criadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a nível nacional, em cada uma das regiões-plano. Pretende-se que fiquem aqui residentes os meios de socorro a operacionalizar em caso de acidente grave ou catástrofe, como por exemplo inundações, explosões, incêndios, sismos, entre outros.

A unidade terá capacidade para albergar perto de 120 operacionais, assegurando o alojamento, alimentação, espaços administrativos (gestão e comunicações), armazenamento de equipamentos, abastecimento (exterior) e parqueamento de veículos. O edifício irá ainda integrar o Comando da 2ª Companhia do Regional do Grupo de Intervenção de Proteção (GIPS) e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR) e a equipa helitransportada, para ataque inicial a incêndios florestais, que guarnece o Centro de Meios Aéreos de Loulé.

A obra tem um custo estimado de cerca de 1,6 milhões de euros e um prazo de execução de um ano e meio.

Para a Autarquia de Loulé esta é uma obra importante não apenas para Quarteira como para toda a região e para o País e vem reabilitar aquele que era um monte escombros no coração da cidade. Passados oito anos desde que esta obra começou até ao dia de hoje, foi preciso muita diplomacia política junto de várias instâncias para chegarmos a este momento

Esta é mais uma das algumas das importantes intervenções levadas a cabo durante o presente mandato na freguesia de Quarteira, nomeadamente o Passeio das Dunas, a Avenida Papa Francisco e a Avenida do Atlântico (em fase de execução).

A Câmara Municipal de Loulé vai prosseguir com este trabalho marcado pelo forte investimento público municipal na cidade de Quarteira, que emerge, dinâmica, e que está na primeira linha no contexto da rede de cidades do Algarve.

Categories: Algarve, Quarteira