AGENDA

Lançamento do livro “Rota dos Cafés com História” em Loulé | 31 de outubro

Na próxima segunda-feira, 31 de outubro, pelas 16h30, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, vai ter lugar a sessão de lançamento do livro “Rota dos Cafés com História de Portugal – Uma rede de histórias com sabor a café”.

Esta obra surge no âmbito de um projeto que pretende preservar e divulgar este importante património cultural. “Os cafés são testemunho da vida social, económica e até das mais intensas vivências políticas dos locais onde se inserem. Café Histórico é o depositário de décadas, por vezes séculos, dos hábitos, gostos, convívios, vivências de gerações.”. Simultaneamente, esta Rota quer contribuir para a reabilitação destes estabelecimentos que têm décadas de existência, para a sua dinamização e para a preservação das suas memórias.

O emblemático Café Calcinha faz parte da “Rota dos Cafés de Portugal com História”, que reúne mais de duas de dezenas de cafés históricos de todo o país. Para além do Calcinha, fazem parte desta Rota o Café Santa Cruz (Coimbra), Café A Brasileira e Café Vianna (Braga), Café Milenário e O Tecto de Mercúrio (Guimarães), Café São Gonçalo (Amarante), Pastelaria Gomes (Vila Real), Majestic Café, Café Guarany, Café Aviz, Café Piolho (Porto), Café Paraíso (Tomar), Café Nicola, A Brasileira do Chiado, Pastelaria Benard, Café Martinho da Arcada, Confeitaria Nacional, Pastéis de Belém e Pastelaria Versailles (Lisboa), Café Alentejano (Portalegre), A Cadeia Quinhentista (Estremoz) e Café Arcada (Évora).

O lançamento deste livro afigura-se de uma oportunidade extrema já que é feito numa altura em que está a decorrer o concurso público para a contratação da concessão de exploração do Café Calcinha.

Categories: AGENDA, Loulé