AGENDA

V Encontro de Arquivos do Algarve

A Rede de Arquivos do Algarve (RAalg), mantendo a tradição, irá realizar, nos dias 26 e 27 de Maio de 2017 o V Encontro de Arquivos do Algarve, no Município de Lagoa.

Pretende-se reunir profissionais das áreas da gestão da informação e seus pares, bem como todos aqueles que lidam directa ou indirectamente com informação.

Sob o título Preservar o Passado, Comunicar a Memória, esta edição dos Encontros é dedicada aos Arquivos Históricos e à sua importância na construção da memória colectiva.

Numa altura em que a discussão tende a centralizar-se/focalizar-se nas problemáticas decorrentes da co-existência de sistemas electrónicos e analógicos de gestão de informação, a Rede de Arquivos do Algarve, procura com este Encontro contrariar esta corrente dando a conhecer projectos e actividades desenvolvidas no âmbito da salvaguarda, protecção e disseminação de arquivos históricos.

O Encontro divide-se nos seguintes eixos:

– Preservação da Informação (Políticas e projectos de preservação da informação)

– Investigação em Arquivos (Direccionado para investigadores frequentadores de arquivos e o seu papel como utilizadores destes serviços)

– Comunicação em Redes (Redes de Arquivos a nível ibérico e projectos desenvolvidos)

– Difusão da Memória (Plataformas de acesso)

cartaz

Categories: AGENDA, Algarve, Lagoa