AGENDA

O Pensamento Político Norte-Americano, de Cristiano Cabrita, apresentado em Albufeira | 16 de dezembro

O livro “O Neoconservadorismo e a Política Externa Norte-Americana”, de Cristiano Cabrita, é apresentado na Biblioteca Lídia Jorge na próxima sexta-feira, dia 16, às 18h00. Com prefácio de Lívia Franco, o livro resulta da tese de doutoramento do autor e teve o seu lançamento na Assembleia da República. Trata-se de uma análise à actual política norte-americana que continua a defender a moral e a hegemonia face a outros países.

Cristiano Cabrita apresenta na próxima sexta-feira, dia 16, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, o seu livro resultante da tese de doutoramento, “O Neoconservadorismo e a Política Externa Norte-Americana”.

Será um momento para debate em torno do actual pensamento político norte-americano e consequências na política externa.

Com prefácio de Lívia Franco, docente da Universidade Católica da área de Ciências Políticas, esta obra analisa em pormenor acções e pensamento dos EUA, assim como a sua repercussão nas políticas de outros continentes. Segundo se lê na sinopse deste trabalho, “ao contrário dos argumentos que defendem o fim do neoconservadorismo ou o seu desaparecimento a breve prazo, esta doutrina tem uma importância para a política externa norte-americana que não é devidamente reconhecida.

É, na sua plenitude, uma verdadeira escola de pensamento externo. Uma escola com parâmetros bem definidos como a valorização da moral; a defesa do interesse nacional (na maior parte das vezes exercido através do poder militar); a promoção da democracia no exterior e o garante da hegemonia norte-americana no mundo.

Se quisermos simplificar, é uma quinta escola de pensamento externo de certa maneira complementar ao argumento avançado por Walter Russel Mead. E é complementar porque acrescenta um novo paradigma doutrinal à análise da política externa norte-americana.

Esta evolução consubstanciou-se na concepção de uma escola de pensamento externo, com contornos liberais-realistas, assente numa combinação entre uma componente especificamente Wilsoniana (paz democrática) com uma vertente de inspiração Jacksoniana (intervenção militar e ponderação de poder).

Com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, e da Vereadora da Cultura, Marlene Silva, a apresentação estará a cargo de Luísa Monteiro. A não perder: a partir das 18h00, com entrada livre.

Categories: AGENDA, Albufeira