Desporto

Associação de Xadrez de Faro recebeu prémio «Mérito e Prestígio»

No almoço comemorativo do seu 90.º aniversário, realizado no passado domingo no Altis Park Hotel, em Lisboa, a Federação Portuguesa de Xadrez distinguiu alguns dos seus agentes.

Foram agraciados antigos campeões nacionais individuais, entre os quais o Mestre Mário Machado (que venceu o campeonato nacional em 1926, 1946 e 1948), o Grande Mestre António Antunes (actualmente retirado da competição, depois de ter sido o único português a superar a fasquia dos 2550 pontos no ranking internacional), o GM António Fernandes (actual campeão nacional e recordista absoluto nesta competição com quinze conquistas), o GM Luís Galego, os Mestres Internacionais Rui Dâmaso, Sérgio Rocha, Carlos Pereira dos Santos e Fernando Silva, e o Mestre FIDE Fernando Ribeiro.

A FPX destacou também alguns clubes históricos da modalidade, como o Grupo de Xadrez Alekhine, a Associação Académica de Coimbra e o Sporting Club de Portugal, vários Mestres (Ana Baptista, Margarida Coimbra, Alda Carvalho, José Vinagre, Júlio Santos, António Fróis e António Pereira dos Santos), bem como o Árbitro Internacional Carlos Oliveira Dias.

Os antigos Presidentes da FPX foram também merecedores de distinção, o mesmo acontecendo com as Associações Distritais de Beja, Coimbra, Faro, Lisboa e Setúbal, e com alguns parceiros institucionais da Federação, como o Comité Olímpico, a Secretaria de Estado do Desporto ou o Município de Almada.

Pelo meio, o actor Álvaro Faria, eminente xadrezista por correspondência, fez uma sentida e muito interessante homenagem a Joaquim Durão, durante décadas a cara do xadrez nacional, recentemente falecido.

Foram entregues os prémios dos Torneios de Mestres e Honra da FPX, e o bolo de aniversário foi aberto pelo mais novo da sala, o sub-14 Bruno Martins que havia acabado de obter um excelente desempenho no Torneio de Honra, ficando demonstrado que aos 90 anos, numa tarde de afecto e memória, o xadrez português continua a ter futuro cultural e desportivo.

Categories: Desporto, Faro