Desporto

Xadrez no Convento | Pedro Dias, do GD Ramiro José, vence Torneio da Porta Aberta em Loulé

Durante o encontro, a contar para a terceira jornada da Série F da III Divisão Nacional de xadrez, entre o Loulé ++ e o Clube de Xadrez de Ferreira do Alentejo, o clube da casa decidiu organizar um torneio amigável para que os adeptos da modalidade pudessem estar em actividade enquanto acompanhavam aquelas partidas.

Assim, enquanto no antigo anfiteatro do Instituto Universitário D. Afonso III quatro Torres montavam a Muralha de Loulé, nos corredores do piso superior do claustro do mesmo Convento do Espírito Santo jogava-se o Torneio da Porta Aberta, um modelo semelhante ao dos Torneios Online das Torres que se disputas todas as sextas-feiras na internet, que permitia aos interessados entrar e sair da competição em qualquer altura, aproveitando as pausas para ir espreitar os desenvolvimentos da III Divisão.

Participaram nesta prova 24 xadrezistas, tendo a vitória – e o elegante troféu oferecido pela Loulé Desporto (a Estátua de Loulé sob um Rei preto) – sorrido a Pedro Dias que esta época representa o Grupo Dramático Ramiro José, da Associação de Xadrez de Lisboa.

O pódio ficou completo com João Mendes (da Escola Secundária de Loulé, não federado) e Diogo Quinta (da Escola Eng. Duarte Pacheco, xadrezista do Loulé ++).

Destaque, ainda, para a presença de vários jogadores do Clube de Xadrez do Agrupamento Eng. Duarte Pacheco: Diogo Silva (4.º lugar), Ricardo Dimas (7.º), David Pires (11.º), Vicente Afonso (14.º), Ricardo Santos (15.º) ou Paula Tijaro (21.º).

Categorias:Desporto, Loulé