Quarteira

Dois campeões do mundo em Quarteira na abertura da XXVI Grande Gala Internacional do Acordeão

O Auditório do Centro Autárquico de Quarteira encheu ontem à noite naquele que foi o espetáculo inaugural da XXVI Grande Gala Internacional do Acordeão com uma parada de estrelas do acordeão, entre os quais dois campeões do mundo, Pietro Adragna (Itália) e Jérémy Lafon (França).

O público maravilhado assistiu ainda às atuações de Rodrigo Maurício (Lourinhã), Henídio Gonçalves (Cerro Cabeço de Câmara – Loulé), Jorge Alves (Moncarapacho), Francisco Sabóia (Loulé) e o artista internacional Michel Sapateado (França) que conjuga a arte de tocar acordeão e dançar sapateado numa atuação única e invulgar. Tem atualmente uma escola em Lisboa e, no passado era uma presença constante na animação em hotéis de Vilamoura.

O campeão do mundo Pietro Adragna surpreendeu o público com o seu estilo desconcertante e ainda com a interpretação de temas famosos do fado e da canção portuguesa, com a assistência a cantar em coro.

O outro campeão do mundo, Jérémy Lafon, interpretou temas famosos de Edit Piaf e Gilbert Bécaud, temas igualmente cantados em coro por elementos da assistência, revelando presença francesa na sala.

Uma nota ainda para Francisco Sabóia, o qual, durante a sua atuação, chamou ao palco Jorge Alves e os dois brindaram o público com uma memorável interpretação conjunta do tema «Concerto de Aranjuez», do compositor espanhol Joaquín Rodrigo.

Mas as surpresas não se ficaram por aqui: o espetáculo terminou em apoteose com todos os acordeonistas a tocarem em conjunto, desfilando por entre o público, num momento de exaltação coletiva.

Francisco Sabóia, o grande mentor das Galas, disse que tem sido muito difícil manter a sua realização anual mas, se já se realizam há 26 anos, com maior ou menor dificuldade hão de continuar, convidando os presentes a visitarem o Museu do Acordeão, em Paderne. Francisco Sabóia chamou ao palco o empresário de Vilamoura, Faustino Pires, homenageando-o por ser um dos patrocinadores mais antigos das Galas, agradecendo igualmente a presença de João Mendes, do Cadillac Bar, em Quarteira, outro dos patrocinadores das Galas.

Carlos Carmo, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Loulé, falou em nome do autarca louletano, salientando que Vítor Aleixo “gostaria muito de estar presente mas esta noite há Assembleia Municipal e para grande pena dele, isso não foi possível”. Por outro lado, ressalvou que, “para a Câmara Municipal de Loulé, é sempre um motivo de preocupação promover e defender a nossa identidade”, realçando a qualidade internacional patente no espetáculo daquela noite.

Por seu lado, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, “é com pessoas como o Francisco Sabóia, com esta energia, que se faz um Algarve mais atrativo.  As pessoas escolhem o Algarve para viverem ou para virem de férias e gostam de experiências e esta é uma delas. A cultura é a identidade de um povo e a cultura dá-nos a liberdade de pensar pelo que podem continuar a contar com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira”.

A XXVI Gala Internacional do Acordeão tem realização da Associação Rodas do Relógio (Loulé) e este ano tem lugar no Algarve e Alentejo entre os dias 24 de Março e 2 de Abril de 2017.

Este ano conta com a participação de dois campeões do mundo: Jérémy Lafon (França) e Pietro Adragna (Itália). Outro nome internacional é Michel Sapateado (França). Depois, surgem vários grandes nomes de artistas nacionais, tais como: Pedro Gonçalves, Francisco Monteiro, Gonçalo Justo, João Tomás, Rodrigo Maurício, Francisco Pires, Henídio Gonçalves, Jorge Alves e o próprio Francisco Sabóia.

A Gala passou pela primeira vez pela cidade de Quarteira, no espetáculo de estreia, esta sexta-feira, dia 24 de março, pelas 21h30m, no Auditório do Centro Autárquico.

De referir ainda que o Concelho de Loulé conta com 5 espetáculos: Quarteira, Loulé (hoje à noite), Almancil, Ameixial (hoje à tarde) e Boliqueime (CC Vale Silves).

Consulte o programa completo no cartaz anexo à galeria de fotos.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira