Quarteira

Procissão dos Passos pela primeira vez em Quarteira

Numa iniciativa da Paróquia de Quarteira, a cidade assistiu pela primeira vez à Procissão dos Passos.

A Procissão teve lugar no dia 26 de março com Missa Solene na Igreja de São Pedro do Mar e Procissão. Devido ao vento forte que se fazia sentir na região àquela hora, a procissão foi encurtada para não colocar em risco as novas imagens, apresentadas aos paroquianos naquele dia.

A Procissão dos Passos é uma das manifestações mais expressivas da Quaresma.

Estas celebrações foram organizadas pela Paróquia de Quarteira com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira.

Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a sua condenação à morte no pretório até ao seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário, e o encontro com sua Mãe.

A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

No século XVI, fixaram-se 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de 7 a 39. Estes pontos principais são chamados de “as estações” ou “os passos” da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis.

Categorias:Quarteira