Albufeira

Paderne é uma das 7 Maravilhas das Aldeias de Portugal na categoria de “Aldeia Rural”

Foram 332 as candidaturas apuradas no concurso 7 Maravilhas das Aldeias de Portugal, das quais apenas 49 foram eleitas em sete diferentes categorias: “Aldeias Autênticas”, “Aldeias-Monumento”, “Aldeias Ribeirinhas”, “Aldeias em Áreas Protegidas”, “Aldeias Remotas”, “Aldeias de Mar” e “Aldeias Rurais”. Foi precisamente nesta última categoria que Paderne foi nomeada, sendo agora uma das pré-finalistas. O anúncio foi feito na Aldeia da Pena, em São Pedro do Sul, depois de uma votação levada a cabo por um painel de especialistas. A candidatura, preparada e apresentada pela Câmara Municipal de Albufeira, cumpriu o grande objetivo de colocar Paderne nesta importante montra de promoção.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias pretende mostrar uma parte importante do território que merece ser valorizado, destacando valores como a proximidade, a simplicidade ou a autenticidade. Esta organização vai permitir mostrar o território fora dos centros urbanos como uma fonte de oportunidades, destacando o património histórico, natural, gastronómico e incidindo muito particularmente nas pessoas.

O processo de candidatura a este galardão foi apresentado e coordenado pela Câmara Municipal de Albufeira de forma “entusiasta” conforme refere o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, que defende que “Paderne, pelo seu património, pela sua riqueza cultural, pelas suas gentes, é uma terra que merece estar neste grupo”. O autarca não tem dúvidas de que “esta iniciativa contribuirá para valorizar um território que tem aspetos diferenciadores e que é uma mais-valia para o concelho de Albufeira” e conclui referindo que “devemos agora aproveitar esta montra e promovermos o que de bom existe em Paderne”.

Com esta nomeação, Paderne é já uma das “Aldeias Rurais – 7 Maravilhas de Portugal®”, iniciando-se em breve o processo de seleção para as sete finalistas.

As candidaturas – 332 no total e 99 na categoria de Aldeias Rurais – foram analisadas por um painel de 49 Especialistas, sete de cada uma das sete regiões, devidamente validadas pelo Conselho Científico.

Nos meses de julho e agosto, durante sete semanas, as noites de domingo na RTP serão dedicadas a este evento com a transmissão de uma Gala que promoverá a votação em cada uma das sete categorias.

A lista final de 14 finalistas ficará fechada apenas na última Gala, que decorrerá a 20 de agosto. Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias terá lugar a 3 de setembro.

A iniciativa pretende criar um novo roteiro turístico para Portugal e conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.

Categorias:Albufeira