AGENDA

No domingo de Páscoa, São Brás de Alportel revive tradição da Procissão da Aleluia

Já começaram os preparativos para o Domingo de Páscoa, dia 16 de abril, quando o tapete de flores vai cobrir as ruas e a Procissão da Ressurreição passa com bonitas tochas floridas envergadas pelos homens que gritam bem alto o refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia, Aleluia!”.

A grande celebração da Festa das Tochas Floridas está prestes a chegar a São Brás de Alportel com a famosa Procissão da Aleluia, o ponto alto das festividades desta época no concelho algarvio. Esta secular manifestação de fé continua a ser protagonizada por homens que empunham tochas de flores, num percurso delineado por um maravilhoso tapete de flores, construído durante a noite pela comunidade local.

Depois de dias a colher flores nos campos, os munícipes reúnem-se durante a madrugada de Domingo de Páscoa para ornamentar as ruas que definem o caminho por onde vai passar a Procissão, dando asas à criatividade, dedicação e perseverança, um contributo imprescindível para manter acesa a tradição da Páscoa no concelho são-brasense.

São Brás de Alportel prepara-se para receber os milhares de turistas que visitam o concelho nesta data especial, bem como os muitos filhos da terra que retornam a casa para visitar a família. A Procissão da Aleluia parte da Igreja Matriz por volta das 11h, depois da Eucaristia da Ressureição, mas a Festa das Tochas Floridas prossegue durante todo o dia.

Desde manhã no Largo de São Sebastião pode visitar o delicioso Encontro de Sabores com as tentações desta quadra festiva. No Adro da Igreja, simultaneamente encontram-se artes e ofícios tradicionais.

A Tarde Cultural, a partir das 15h30, traz à festa os petiscos e a música portuguesa e os sempre aguardados resultados concursos dos Jogos Florais e das Tochas. A animação musical da tarde fica a cargo do grupo “Os Mocês Marafados”, Rancho Folclórico da Velha Guarda e com a participação do artista Sérgio Rossi.Com entrada livre, a Festa das Tochas Floridas é uma organização da Associação Cultural Sambrasense, Câmara Municipal e Paróquia de São Brás de Alportel, com o apoio da e da Junta Freguesia e outras entidades locais.