AGENDA

Comemorações do 25 de Abril no Concelho de Loulé

O 43.º aniversário da Revolução dos Cravos vai ser celebrado no Município de Loulé com um programa de atividades que vão da Cultura ao Desporto, passando por atividades que visam promover a Cidadania e os valores de Abril.

Na noite do dia 24, pelas 21h30, a Brigada Victor Jara sobe ao palco do Cine-Teatro Louletano para um concerto onde o grupo fará uma evocação musical da Liberdade e Igualdade proclamada pela Revolução.

As cidades de Loulé e Quarteira e a vila de Almancil irão assistir a um fogo de artifício quando for meia-noite, que pretende assinalar aquele que foi um dos dias mais importantes para a História do nosso País e que pôs fim a uma Ditadura de mais de 40 anos.

Na manhã do dia 25 de abril, pelas 10h00, realiza-se em frente aos Paços do Concelho a cerimónia de hastear da Bandeira Nacional, com a presença dos Bombeiros Municipais de Loulé, Banda Filarmónica Artistas de Minerva e Rancho Folclórico Infantil de Loulé.

Às 11h00, no Edifício Eng.º Duarte Pacheco, tem lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Loulé, onde vai estar em debate o tema “Descentralização”. Este momento contará com as intervenções do presidente da Assembleia, Adriano Pimpão, do presidente da Câmara, Vítor Aleixo, e dos representantes das bancadas com assento parlamentar: PS, PSD, CDU e BE.

Ainda durante a manhã, as atividades desportivas marcam o programa no interior do Concelho, com a realização da 19.ª Maratona BTT/Alte, a mítica prova que tem partida marcada para as 10h00.

Ao longo da semana, destacam-se ainda várias conferências inseridas neste programa. Ana Benavente apresenta, no dia 20, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Conferência “Horizontes do Futuro” sobre “A Educação para todos, a Democracia e o nosso futuro”. No Arquivo Municipal, dia 22, às 15h00, Maria João Raminhos Duarte apresenta o tema “A Revolução no Algarve e o Algarve na Revolução: o caso de Loulé”. No âmbito das comemorações do 40.º Aniversário da Constituição da República Portuguesa, a Associação CÍVIS promove a palestra “A Educação, suporte de Liberdade”, apresentada por António Branco e Alberto Melo, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, no dia 22, pelas 17h00.

É nesta Biblioteca que, até ao dia 5 de maio, vai estar patente ao público a Mostra Documental “A Revolução de Abril”.

O Teatro será também uma das manifestações culturais nestas celebrações. Na noite de dia 23, às 21h30, no Salão Paroquial da Igreja de S. Pedro do Mar, em Quarteira, o TAL – Teatro Análise de Loulé apresenta a peça “Zeca – Maior que o pensamento”, dedicada àquela que foi uma das maiores vozes de Abril: Zeca Afonso.

O grupo Ao Luar Teatro leva ao palco do auditório da Biblioteca Municipal de Loulé (18 de abril, 14h00) e Centro Autárquico de Quarteira (20 de abril, 15h00) o espetáculo “Liberdade a sério”.

Para os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé, este programa comemorativo visa evocar o momento fundador da vida democrática portuguesa e, simultaneamente, promover junto da comunidade valores indissociáveis da Revolução dos Cravos que são também bandeiras para a política deste executivo municipal.

Categorias:AGENDA, Loulé