AGENDA

Neto Gomes apresenta biografia de antigo árbitro em Quarteira | 21 de abril

O jornalista e escritor Neto Gomes vai apresentar a sua mais recente obra, no próximo dia 21 de abril, sexta-feira, pelas 18h00, no Pólo da Biblioteca Municipal de Loulé em Quarteira. Trata-se da Biografia “César Correia – o árbitro um ser humano”.

Esta biografia pretende dar a conhecer o percurso do são-brasense César Correia, um exemplo de cidadania e determinação, uma batalha constante para se superar dia após dia e alcançar o sucesso em todas as atividades da sua vida.

Este livro, de autoria de Neto Gomes, com prefácio assinado por Marcelo Rebelo de Sousa, retrata a vida deste antigo árbitro internacional e industrial corticeiro.

Nascido a 1 de abril de 1935, César da Luz Correia iniciou-se como árbitro na longínqua época de 1959/60 e chegou a internacional em 1973/74. Terminou a carreira em 20 de novembro de 1982, após 23 anos de atividade, nove dos quais na condição de internacional. Finda a carreira, foi dirigente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve (do qual foi presidente entre 1984 e 1986) e da Federação Portuguesa de Futebol e ainda da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, desempenhando diversas funções no setor até 2010, como delegado da UEFA ou coordenador técnico de arbitragem na Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Paralelamente, foi formador em diversos cursos, incluindo alguns de âmbito internacional, e manteve colunas sobre o tema da arbitragem em vários órgãos de comunicação social.

César Correia recebeu, em 1982, a Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Governo, e, entre outras homenagens, foi por duas vezes distinguido pela Associação de Futebol do  Algarve: em 1995, como Sócio de Mérito, e em 2010, por ter atingido 50 anos de dedicação à causa da arbitragem. É também Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Futebol (2014).

Categorias:AGENDA, Desporto, Quarteira