Faro

Feira (i)limitada na Universidade de Faro | 5 de maio

70 jovens estudantes do ensino secundário vão apresentar as suas miniempresas criadas em sala de aula no âmbito do programa A Empresa ao público na Mercado Municipal de Faro.

A Junior Achievement Portugal (JA Portugal) e a Embaixada dos Estados Unidos de América em Portugal promovem a Feira Ilimitada de Faro no dia 5 de maio onde darão a conhecer os projetos criados por 70 jovens empreendedores do ensino secundário, ensino profissional e progressão de estudos, no âmbito do programa A Empresa. Neste programa, que decorre durante o ano letivo, os alunos fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado, desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, com o objetivo de desenvolverem as suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

Na 4.ª Edição da Feira Ilimitada de Faro, estarão presentes 70 alunos, 16 miniempresas que terão a oportunidade de apresentar os seus negócios e serviços ao grande público que visite o Mercado Municipal de Faro no dia 5 de maio, das 10h00 às 17h00. Nesta competição estarão reunidos alguns dos mais promissores empreendedores da próxima geração, que durante um ano letivo do programa A Empresa, perceberam o funcionamento real das empresas e as características que precisam de desenvolver para se tornarem alunos e profissionais, preparados, informados e motivados.

“É com muita satisfação que pelo quarto ano consecutivo organizamos a Feira Ilimitada do Algarve. Acreditamos que estes alunos saem das experiências Junior Achievement muito mais confiantes nas suas capacidades, cientes de alguns dos seus talentos que colocarão em prática no mercado de trabalho. Através do Programa A Empresa e de experiências como a Feira Ilimitada de Faro, estamos a prepará-los, hoje, para a realidade de amanhã – criando ou não empresas no futuro, estes alunos serão muito mais empreendedores, curiosos, responsáveis, organizados e atentos às várias oportunidades que os rodeiam. “ – Explica Pedro Capela, Senior Manager for Education da Junior Achievement Portugal.

Selecionadas por um grupo de jurados, as melhores equipas das várias edições da Feira Ilimitada passam para a final nacional do programa A Empresa, que distinguirá em maio, a melhor miniempresa nacional (Best Overall Company) do ano letivo 2016/2017, que posteriormente representará Portugal numa competição internacional de jovens empreendedores europeus (JA Europe Company of The Year Competition),de 11 a 13 de julho em Bruxelas, Bélgica.

Sobre o programa A Empresa:

No programa A Empresa, alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos criam uma miniempresa real com a ajuda de voluntários empresariais e professores. Fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado e desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem a suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

Com o apoio e orientação dos voluntários/consultores das empresas associadas e parceiras da Junior Achievement, este projeto educativo direcionado para ensino secundário, profissional e progressão de estudos, promove uma educação sobre conceitos e princípios da economia, empresariais, laborais e digitais, fundamentais para o futuro académico e profissional destes alunos. Ao gerirem uma miniempresa real, os alunos não só aprendem como funcionam as empresas, como desenvolvem competências pessoais como a autoconfiança, sentido de liderança, responsabilidade, tomada de decisão, trabalho em equipa e não aversão ao risco.

Este ano letivo estão a participar no programa A Empresa +5000 alunos de 18 distritos de Portugal.

Sobre a JA Portugal:

A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos, com programas de educação para o empreendedorismo para jovens do ensino básico ao universitário, que desenvolvem competências nos alunos de resolução de problemas, criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, organização, cidadania, responsabilidade pessoal, capacidade digital e visão de como funcionam as organizações. Através do princípio de learning by doing os alunos que participam nos programas como o A Empresa, erram, repetem, falham de novo e assim, aprendem. Interagem com as comunidades à volta das escolas e colocam as suas ideias em prática.

Categorias:Faro, Algarve, AGENDA