Quarteira

QUARTEIRA | Dia Internacional do Pilates com a Prof. Helena Silva

Foi bem aproveitado o feriado do 1.º de Maio em Quarteira. Foram muitas aquelas que se juntaram à aula aberta de pilates promovida esta manhã pela Prof.ª Helena Silva, no Calçadão de Quarteira, junto ao Dom José Beach Hotel, como forma de comemorar o Dia Internacional do Pilates que se assinala no primeiro sábado do mês de maio.

Uma iniciativa que contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Associação Amanhecer Selvagem e Joca Sports.

O pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates ao longo da segunda década do século XX. É um método de controlo da força muscular que ganhou muita importância como técnica de reabilitação, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, o Pilates é reconhecido não só como método fisioterapêutico mas também como método de treino. O desenvolvimento do fitness e a generalização da atividade física fizeram com que cada vez mais pessoas com problemas físicos quisessem fazer algum tipo de exercício. Esta circunstância fez com que o Pilates deixasse de ser território apenas para os terapeutas e passou a ser um método cada vez mais desenvolvido por professores de educação física e personal trainers.

Entre os benefícios do Pilates, o mais significativo será o conhecimento corporal que confere a quem o pratica. O método confere flexibilidade e força corporal, promovendo movimentos mais harmoniosos. São fortalecidos principalmente os músculos do core, os do centro do nosso corpo, que são fundamentais para uma boa postura e para que os músculos da periferia, como os braços, possam fazer força, sem haver lesões.

Os praticantes deste método formam uma comunidade, não por alguma instituição formal mas pelo apreço que têm por formas de vida mais saudáveis.

Desde há alguns anos que se comemora no primeiro sábado de maio o Dia Internacional de Pilates, em que, um pouco por todo o mundo, se fazem sessões especiais para celebrar o método.

Em Quarteira, o dia foi assinalado pela primeira vez este ano, numa iniciativa da Prof.ª Helena Silva.

Categorias:Quarteira