AGENDA

Boccia, Andebol e Equitação Adaptada nos VIII Jogos de Quelfes no Concelho de Loulé

Arranca hoje mais uma edição dos Jogos de Quelfes, o maior e mais emblemático dos eventos de promoção do Olimpismo, cujo mote é “Celebrar o Olimpismo valorizando o Ser Humano”. Loulé é um dos concelhos que irá acolher este evento que, em 2017, tem início em Ayamonte, na vizinha Espanha.

Partindo de atividades desportivas, tanto em modalidades integradas nos currículos escolares como em especialidades criadas para este projeto, os Jogos de Quelfes proporcionam oportunidade para uma vivência dos participantes que conjugue a atividade física e ações de assunção concreta dos princípios éticos do Olimpismo, como o elogio do adversário (com leitura de uma frase de elogio ao oponente antes de cada jogo ou prova), a confraternização após a competição, o reconhecimento do antagonista como colaborador ou o pódio coletivo, em que todos são vencedores.

No total serão quase duas semanas de atividade, levadas a cabo em instalações desportivas de elevadíssima qualidade, colocadas à disposição pelos concelhos anfitriões – Ayamonte, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira,  num programa que incluirá torneios e provas de andebol (olímpico e adaptado), atletismo, basquetebol, boccia, ciclismo, duatlo (canoagem e atletismo), equitação adaptada, futebol, lenço grego, natação, râguebi e vela, envolvendo cerca de 1800 alunos, oriundos de 14 concelhos do Algarve, Alentejo e Andaluzia, estando ainda prevista a participação do concelho de Odivelas, da região da Grande Lisboa. O encerramento está agendado para dia 19 de maio nas instalações do IPDJ, em Faro.

Em Loulé, as atividades que irão decorrer são Boccia, no dia 16 de maio, em Almancil, Andebol, no dia 16 de maio, em Loulé, e Equitação Adaptada, no dia 18 de maio, na Quinta do Lago.

Os Jogos de Quelfes marcam o encerramento da Atlantíada,  projeto de promoção do Olimpismo como filosofia de vida e modelo de cidadania, estruturado em três eixos fundamentais: «Ensinando o Olimpismo» (Olimpismo como estado de espírito), «Difundindo o Olimpismo» (o Olimpismo como filosofia de vida) e «Vivendo o Olimpismo» (desporto cultura e ambiente como pilares do Olimpismo) cujo objeto é precisamente o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Para o dia da abertura o município de Ayamonte preparou um programa de grande qualidade, desde logo com a última etapa da Estafeta chamada para os Jogos, precedendo a inauguração da exposição «O Brilho do Triunfo Olímpico» e uma conferência alusiva ao tema do Olimpismo, lecionada pelo presidente da Academia Olímpica Espanhola e uma das maiores autoridades mundiais na matéria, D. Conrado Durantez. A cerimónia de Abertura está prevista para as 19H00 locais (18H00 portuguesas), no Teatro Cardenio.

Categorias:AGENDA, Desporto, Loulé