Quarteira

Casa cheia no 14.º aniversário do Banco de Tempo de Quarteira com Teatro e Fados

A Agência do Banco de Tempo de Quarteira (BdT Quarteira) assinala este ano 14 anos de existência. A efeméride foi assinalada hoje à tarde (6 de maio), no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, com rábulas teatrais e fados de todos os tempos.

Estava ainda prevista uma peça de teatro abordando o quotidiano do passado de Quarteira mas, devido ao falecimento de uma familiar de uma das protagonistas, a mesma foi cancelada.

Como já vem sendo apanágio do BdT Quarteira, as rábulas teatrais foram muito humorísticas, arrancando constantes gargalhadas ao imenso público que sobrelotou o recinto, divertidíssimo com o desempenho exemplarmente amador, praticamente improvisado, das senhoras do BdT Quarteira, onde se destacaram Isabel Pinto, na rábula da Agência Matrimonial e Ana Coelho, na rábula do balcão da Segurança Social.

Em termos de fados, passaram pelo palco Vítor Rafael e Lúcia Rafael em dueto e a solo e Maria da Fé, acompanhados pelo guitarrista José Maria.

Houve ainda poesia por Carminho numa homenagem ao antigo médico humanista de Loulé, Dr. Lopes.

Ao longo de todo o espetáculo, duas senhoras com trajes dos antigos pescadores iam remendando redes de pesca ao lado de um barco como forma de homenagearem a origem desta terra.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

Telmo Pinto deu “os parabéns ao Banco de Tempo de Quarteira que, fundamentalmente, são estas pessoas que todos os dias têm energia para fazer coisas, que andam de volta de nós, «queremos isto, queremos aquilo» e acho que isso é o importante. o que mostraram aqui hoje é tão simples como isto: cheias de energia para contagiarem energia. Obrigado por isso”.

Vítor Aleixo confessou-se “surpreendido por ver tanta gente junta, com tanta alegria, cidadãos comuns que se transcendem e dão expressão pública ao seu talento. O que vemos aqui é o povo na sua criatividade, na sua sede de viver feliz, conviver, tudo coisas muito positivas que eu e o Telmo, como autarcas, só podemos ficar felizes por vocês. É assim que nós gostamos de ver as pessoas, é para isto que aqui está que nós trabalhamos. Muitos parabéns ao BdT Quarteira”.

No final, cantaram-se os Parabéns a Você, cortou-se o bolo de aniversário que foi partilhado pelos presentes.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira