AGENDA

Casa Sabicos Reserva 2013 premiado com a Medalha de Excelência pela Confraria Bacchus de Albufeira

Arrancou ontem, 5 de maio, no EMA – Espaço Multiusos de Albufeira, a 9.ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, organizada pela Confraria do Bacchus de Albufeira com o apoio da Câmara Municipal.

Carlos Oliveira, Chanceler da Confraria do Bacchus de Albufeira; Carlos Eduardo Silva e Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira; José Carlos Martins Rolo, Vereador da Câmara Municipal de Albufeira; Fernando Severino, diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e Carlos Gracias, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, marcaram presença na cerimónia de abertura de mais uma edição deste certame que conta com a participação de cerca de uma centena de produtores oriundos das mais variadas regiões vinícolas nacionais, de Trás-os-Montes ao Algarve, e que conta atrair mais de dez mil visitantes.

O primeiro dia da mostra ficou marcado pelo jantar de entrega de prémios do 5º Concurso de Vinhos Nacionais, que contou com a participação de cerca de 200 néctares. O tinto Casa Sabicos Reserva 2013, da Casa Agrícola Santana Ramalho Lda., recebeu a Medalha de Excelência, o mais alto galardão do concurso.

Na categoria de tintos, a Medalha de Ouro foi para Sr. Dr. de Évoramonte Touriga Nacional 2015, da Maroteira Vinhos Lda., enquanto nos brancos o grande vencedor foi Encostas de Enxõe Colheita Selecionada 2015, da Vinhos Margaça.

A 9.ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal é uma das mais conceituadas e visitadas demonstrações de vinhos realizadas a sul do País, sendo já considerada um marco no panorama vínico nacional. Ao longo de quatro dias – 5 a 8 de maio – viticultores, enólogos, profissionais do setor e da restauração, assim como apreciadores – sem esquecer os turistas portugueses e estrangeiros que visitam a região e que já marcam férias especialmente para esta data – terão oportunidade de conhecer o que de melhor se produz num segmento em notória evolução.

Com casa cheia no que toca aos expositores, o certame tem à venda um copo de degustação pelo preço de três euros e cinquenta cêntimos. Apesar de ser dedicada ao vinho, a mostra também divulga outros produtos regionais, como o azeite, e algumas iguarias confecionadas por grandes chefs algarvios, em diversos show cookings. Pratos que conseguem aliar o bom vinho ao melhor da gastronomia nacional, num tributo à dieta mediterrânica. Nesta dia, os coktails com vinho estiveram a cargo da Associação Barmen do Algarve. Já a abertura de garrafa a fogo esteve entregue ao sommelier e confrade mestre Paulo Monteiro.

Categorias:AGENDA, Albufeira

1 reply »