S. Brás de Alportel

Município de São Brás de Alportel dado como exemplo no lançamento do Orçamento Participativo Jovem

O Município de São Brás de Alportel marcou presença na sessão de lançamento do OP Jovem – Orçamento Participativo Jovem, que teve lugar no dia 30 de abril, domingo, em Tavira, no âmbito das Comemorações do Dia do Associativismo Juvenil. A sessão de lançamento foi uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ em parceria com a Câmara Municipal de Tavira.

Na ocasião, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, partilhou o testemunho de um município que foi promotor da primeira experiência de orçamento participativo entre crianças e jovens em Portugal, no ano de 2007.

Integrado no projeto são-brasense @ventura, desenvolvido no Âmbito do Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, numa parceria entre a Câmara Municipal, Associação In Loco e o Agrupamento de Escolas, o primeiro Orçamento Participativo de crianças e jovens teve por objetivo promover a cidadania ativa e solidária junto da população mais jovem do concelho, incentivando os mais novos a intervir na tomada de decisões sobre o futuro do seu município.

Através deste projeto, os jovens são-brasenses foram convidados a participar no processo de elaboração do orçamento municipal, apresentando propostas de investimento. Aos jovens foi lançado o desafio: “Quais os teus 3 desejos para a tua escola, para a tua rua e para o teu concelho”. Devidamente fundamentadas, com trabalho desenvolvido no terreno, as propostas eram apresentadas ao executivo municipal em “assembleias de jovens”, que decorriam no Salão Nobre dos Paços do Município, na mesma sala onde ocorrem as reuniões da Assembleia Municipal.

Na primeira edição, o projeto envolveu o 9.º ano da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Nas posteriores edições, a iniciativa envolveu também os alunos da Escola Secundária. Deste processo de gestão participada, nasceu um dos projetos mais queridos pela população jovem do concelho: o Skate Parque de São Brás de Alportel, que foi uma das propostas dos jovens no Orçamento Participativo, contando até com 5.000€ de apoio, com o qual foi construída a base e mais tarde haveria de ser concluído e inaugurado no dia 1 de junho de 2016.

Para estimular nos mais jovens práticas de intervenção cívica, sentido de responsabilização e vivência democrática, o projeto tem merecido continuidade, com a colaboração do Agrupamento de Escolas e da Associação In Loco, nomeadamente com a formação de professores e comunidade educativa.

OP Jovem SBA