AGENDA

Tributo a Paco de Lucía com Pedro Jóia Trio e convidados no Cine-Teatro Louletano | 19 de maio

No próximo dia 19 de maio, pelas 21h30, o Cine-Teatro Louletano apresenta o aguardado espetáculo “Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía”, numa homenagem ao famoso guitarrista Paco de Lucía. O concerto estará a cargo do prestigiado Pedro Jóia Trio (Pedro Jóia na guitarra, João Frade no acordeão e Norton Daiello no baixo), contando com os convidados especiais Ana Newton (voz) e Ricardo J. Martins (guitarra portuguesa).

A Câmara Municipal de Loulé, através do Cine-Teatro, associa-se, assim, em 2017, ao festival Segredos de Lucía, lançado no ano transato pelo Município de Castro Marim, o qual teve Mariza como madrinha e embaixadora, e que agora se estende a outros pontos do Algarve com o mesmo objetivo: homenagear as raízes algarvias do grande génio da guitarra Paco de Lucía, visto que a sua mãe Lúcia, ou Luzia como se dizia no português do seu tempo, nasceu em Monte Francisco (concelho de Castro Marim) e atendendo a que Paco sempre manteve uma forte ligação afetiva a este lugar.

Esta parceria intermunicipal tem também como motivação uma aposta na formação de novos públicos através de uma política de descentralização e circulação de eventos (neste caso o festival) por vários pontos da região que possam beneficiar desta marca cultural, aqui integrada também no programa 365 Algarve, o qual pretende contribuir para um maior enriquecimento e diversificação da oferta cultural e turística na região durante a chamada época baixa.

Paco de Lucía era o mais novo de cinco irmãos, e foi com seu pai, Antonio Sánchez, também guitarrista de flamenco, que aprendeu os primeiros acordes. Como era costume na maior parte da Andaluzia, o seu nome artístico foi adotado em honra da mãe, de origem algarvia. Em 1958, com apenas onze anos de idade, Paco fez a sua primeira aparição pública na Rádio Algeciras, começando aí o seu percurso ascendente muito ligado ao flamenco, atingindo um reconhecimento notável a nível mundial. Em 1981 haveria de gravar o álbum “Castro Marín”, em memória da terra que viu nascer a sua mãe.

O espetáculo tem a duração aproximada de 90 minutos, dirige-se a maiores de 6 anos e tem um custo associado por pessoa de 5 euros.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, contando com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e do programa 365 Algarve/Turismo de Portugal.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, existindo também a possibilidade de compra on-line de ingressos através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/.

Categorias:AGENDA, Loulé